Por Fora
das Pistas

Notícias

A atleta de Pernambuco ganha bronze no Mundial de Pentatlo Moderno e garante presença no Rio 2016

5 de julho de 2015

Yane Marques é 1ª brasileira a se classificar para a Olimpíada

Ao terminar o Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno com a medalha de bronze, neste sábado, a pernambucana Yane Marques garantiu sua vaga olímpica. Desde o Mundial de 2013, ela não conseguia um lugar entre as cinco primeiras colocadas em um torneio de grande porte.

Competição mais importante da temporada, no pentatlo moderno, os atletas competem em provas de esgrima, natação e hipismo e fazem um combinado de corrida e tiro, tudo em um único dia.

Neste sábado, Yane conquistou o quinto lugar na natação, na esgrima, terminou em segundo, e, no hipismo, acabou em 13º. Na prova combinada de tiro e corrida, conseguiu se segurar entre as primeiras, quando na terceira volta, foi ultrapassada pela chinesa Chen e terminou no terceiro lugar, marcando  com 1.350 pontos. O ouro ficou com a alemã Lara Schoneborn e a prata para a chinesa Qian Shen.  O trio está automaticamente classificado para o maior evento esportivo do mundo.

Antes do resultado de hoje, outros atletas já haviam obtido índices que os qualificariam para os Jogos Olímpicos, mas a convocação só será definida após o fim da etapa de obtenção de índices.

A vaga de Yane foi assegurada por ela ter sido uma das três primeiras do Campeonato Mundial, o que lhe garante convocação nominal. Isso significa que, caso ela se machuque, por exemplo, não poderá ser substituída por outra brasileira.

Fonte: O tempo

  • Compartilhe
  • <