Por Fora
das Pistas

Notícias

Foto: Clovis Rangel

31 de dezembro de 2018

Veterinários descobrem os benefícios do óleo de girassol no tratamento de cavalos

Comum na cozinha e na indústria cosmética, não são somente as receitas e os cremes que fazem sucesso com a utilização do óleo da semente do girassol.

Recentemente, dois veterinários de Alfredo Chaves, interior do Espírito Santo, começaram a utilizar o extrato da planta para melhorar o processo de cicatrização das feridas cutâneas de cavalos. A descoberta deu-se logo após uma vasta pesquisa para a elaboração de uma dissertação de mestrado.

O médico veterinário Luiz Antônio de Oliveira Júnior, que realizou o trabalho para conclusão de seu mestrado em Ciência Animal explica as vantagens da planta para tratar também da pele dos equinos. “Nos cavalos, os ferimentos são relativamente frequentes, e esses animais apresentam características únicas na cicatrização. A semente de girassol possui princípios ativos que aceleram esse processo em até 10 dias”. Outra vantagem do uso deste medicamento natural, segundo Luiz, é o baixo custo e fácil acesso, uma vez que o óleo é facilmente encontrado por preços acessíveis no mercado.

Já o médico veterinário, Vinicius Fardin ressalta as propriedades do óleo. “A semente de girassol é rica em ácidos graxos, o que possibilita sua extração a partir de prensagem mecânica a frio, que consiste em, literalmente, prensar os grãos até o óleo ser extraído. Como esse processo não possui aquecimento, muito dos nutrientes e compostos não se degradam, mantendo-se presentes. Deixando assim o óleo mais eficaz”, finalizou.

Texto: Clovis Rangel/Redação Folha da cidade

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.