Por Fora
das Pistas

Notícias

1 de maio de 2017

Uruguaiana classifica oito exemplares para a Morfologia

Quem seguiu o rumo das competições do Cavalo Crioulo neste final de semana, foi levado ao município de Uruguaiana (RS). Mais especificamente no Parque de Exposições Agrícola e Pastoril, foi em um cenário de muita qualidade morfológica que ocorreu a quinta Exposição Passaporte do ciclo 2017, garantindo oito vagas – quatro machos e quatro fêmeas – na Morfologia da Expointer.

Após dois dias de seleção, Espora de Prata dos Castanheiros e São Xavier Huracán conquistaram o título de grandes campeões, sendo o macho também considerado o Melhor Exemplar da Raça. Conforme o julgamento de Lauro Martins, as fêmeas seguiram a mesma linha em relação às suas características e por isso foram consideradas as melhores.

Já nos machos, o jurado explica que o Grande Campeão surpreendeu com sua performance na pista na tarde de sábado, 29 de abril, segundo dia de apresentações. No entanto, os três primeiros carregam consigo muito potencial. “Eles possuem o mesmo padrão em termo de comprimento e angulações. Com exceção do quarto, que ainda está em desenvolvimento, devendo chegar a Esteio em condições de se apresentar bem”, salientou.

Para Caio Vianna, expositor do cavalo, é uma honra muito grande ter um potranco, que na primeira oportunidade de se apresentar em pista, sai premiado como o Melhor Exemplar da Raça, ainda mais em uma pista tão tradicional como a de Uruguaiana. “Isso, como criador, nos deixa muito contente. É o brinde do trabalho e amor que temos pelas coisas do campo, principalmente pelo Cavalo Crioulo”, revela.

Passaram pela pista de apresentação 75 animais da raça, surpreendendo o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Flávio Bastos Tellechea, Manoel Francisco Zirbes Rodrigues. Ele, que tinha a expectativa de receber 60 animais na disputa das vagas, viu o evento de sua organização ser preenchido com ainda mais animais de qualidade. “Acredito que os animais que cruzaram daqui para Esteio vão andar bem na Expointer. Acho que, mais uma vez, Uruguaiana provou que é uma amostra muito importante no ciclo”, disse.

Organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o circuito da Morfologia 2017 conta com os patrocínios de Supra, Vetnil e Banrisul, além do apoio da Laurentia.

Confira o resultado

FÊMEAS

Grande Campeã
Espora de Prata dos Castanheiros, criadores e expositores Miguel e Rodrigo Scarpellini Campos, Cabanha dos Castanheiros – Cruz Alta/RS

Reservada Grande Campeã
Guapa de São Pedro – TE, criador e expositor Eduardo Macedo Linhares, Cabanha Gap São Pedro – Uruguaiana/RS

3ª Melhor Fêmea
Obra Prima da Reconquista, criador e expositor Marcelo Tellechea Cairoli, Reconquista Agropecuária – Alegrete/RS

4ª Melhor Fêmea
KT Baioneta, criadores Alfredo, Guilherme e Diego Tellechea e expositores Guilherme Tellechea, Tiago Picolli e Eraldo Luquese, Cabanha KT – Uruguaiana/RS

MACHOS

Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça
São Xavier Huracán, criador e expositor Caio Cezar Vianna, Cabanha São Xavier – Tupanciretã/RS

Reservado Grande Campeão
KT Amanhecer, criadores e expositores Alfredo, Guilherme e Diego Tellechea, Cabanha KT – Uruguaiana/RS

3º Melhor Macho
Mano a Mano do Rauna, criador Rafael Augusto do Nascimento e expositores Rafael Augusto do Nascimento, José Inácio e Vinicius Freitas, Cabanha Rauna e Cabanha Escondida – Tupanciretã/RS e Alegrete/RS

4º Melhor Macho
Um Taura Pampeano, criador Rodrigo Albuquerque Py e expositores Valdecir Souza de Lima e Rodrigo Albuquerque Py, Cabanha Sessenta e Seis – Caxias do Sul/RS

Fonte: Marina Bonati/ABCCC

  • Compartilhe
  • <