Por Fora
das Pistas

Notícias

12 de outubro de 2017

Treino funcional em cima do cavalo é possível?

Se imagine fazendo ginastica em cima de um cavalo e não, não é um sonho ou algo distante. É possível, sim! Carla Lombardi Massenzi, ex-atelta de Volteio, treinadora da modalidade e formada em Educação Física desenvolveu o Horse & Fit, atualmente praticado na Sociedade Hípica Paulista, onde ela ministra aulas que duram cerca de 40 a 45 minutos.

O Horse & Fit é praticado com o cavalo preso a uma guia longa. Ele não é conduzido pelo praticante e sim por uma outra pessoa. Quem está em cima só se preocupa com a prática do exercício. É bem seguro, realizado com o cavalo no movimento ao passo e não é necessário que a pessoa saiba montar a cavalo.

Carla tem contato com cavalos desde que era criança, na fazenda de sua família, que criava animais da raça Mangalarga, em Botucatu/SP.  Aos 11 anos, na Hípica de São Bernardo do Campo, também em São Paulo, ela trocou as aulas de equitação básica e Salto pelo Volteio – uma modalidade equestre definida como ginástica sobre um cavalo em movimento. Atuou como atleta essa modalidade até os 16 anos.

Praticar o esporte a cavalo a levou à faculdade de Educação Física. Carla é formada desde 2005 pela Universidade Metodista de São Paulo e a escolha do curso foi pensada para que ela expandisse seus conhecimentos e pudesse atuar como treinadora de Volteio, que é a sua profissão.

Há mais ou menos cinco anos, ela percebeu, no dia a dia do seu trabalho nas aulas de Volteio, que o mercado tinha uma demanda de pessoas que se interessavam pelo esporte, mas tinham um certo preconceito. “Acredito que pelo Volteio ser muito focado na parte de Ginástica Artística em cima do cavalo. Então eu comecei a adaptar esses movimentos e esses exercícios para poder abranger o maior número de pessoas e praticantes que, de alguma forma, usassem esses movimentos para melhorar a qualidade de vida e desempenho físico. Venho desenvolvendo, desde então, a metodologia e os exercícios”.

Há um ano ela ministra essas aulas de ginástica funcional em cima do cavalo, o Horse & Fit, e o conceito básico é unir os movimentos de yoga, pilates, volteio e ginastica funcional executados com o cavalo ao passo, utilizando o peso do próprio corpo ou acessórios como bola de peso, elástico, caneleira e halter. As aulas melhoraram a capacidade aeróbia, força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora e ainda ajudam, de forma indireta e prazerosa, no aprimoramento da coragem, autoconfiança, concentração e autoestima do praticante.

Entre os exercícios, Carla comenta que são diversos, como prancha, flexão de braço, quatro apoios para trabalhar glúteo, agachamento, quadríceps, abdominal. Exercícios completos com muito a se trabalhar. E os cavalos ganham um tratamento especial também. Para estarem alinhados e preparados, eles fazem seu condicionamento com a prática do Adestramento. Não precisam ser de uma raça específica, mas devem ter algumas características, como serem mansos, cadenciados, boa índole, equilibrados e com um bom ritmo.

Carla garante que o fato de estar sobre o animal potencializa os efeitos dos movimentos. “Quando é feito em cima do cavalo em movimento potencializa os resultados porque o movimento do cavalo é tridimensional, ou seja, para cima, para baixo e para os lados ao mesmo tempo. Quando você faz uma prancha sustentando o peso do corpo, toda a musculatura está sendo estimulada de forma tridimensional”.

Por enquanto, só ela está apta a ministrar aulas de Horse & Fit. Carla criou e desenvolveu a atividade e agora estuda uma forma de formatar um curso para que outras pessoas também possam se habilitar. As aulas podem ser particulares ou em duplas e custam R$ 680 por mês. O aluno só precisa de roupa comum de ginástica e uma sapatilha ou tênis com solado maleável. E ai, animou? Além de emagrecer, se condicionar, realizar uma atividade física, você estará em contato direto com esses animais fantásticos! #partiuHorse&Fit

Fonte: Luciana Omena/Por Redação Cavalus; Fotos: Divulgação

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.