Por Fora
das Pistas

Notícias

11 de março de 2016

Tradicional circuito carioca acontece pelo 4º ano com recorde de inscrições

Vai ser dada a largada, pelo quarto ano consecutivo, de um dos circuitos mais charmosos do calendário nacional de salto. O Condomínio Equestre do Paddock, em Pedro do Rio, recebe nos próximos 12 e 13 de março a primeira das três etapas da Copa Carioca de Amadores e Cavalos Novos de 2016.

Presença obrigatória na agenda de amadores e profissionais  cariocas que querem apresentar seus cavalos novos, a Copa Carioca só viu crescer a participação destes jovens animais que, pela primeira vez, ganharam  um circuito em que podem competir e evoluir de fato. E o projeto cresceu tanto que agora conta com a chancela da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo de Hipismo (ABCCH)  e vai sediar duas etapas das seletivas regionais para a prova do BH do Futuro que acontece durante o  Festival da ABCCH, em novembro, em São Paulo.

Agora, um dos criadores e organizadores da Copa Carioca, Zeka Palhares, é o Diretor Regional da ABCCH, englobando os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Já nesta primeira etapa são mais de 30 jovens animais que disputam um dos mais importantes títulos cariocas além de premiação em espécie. Para a primeira etapa já são mais de 100 cavalos nas diversas categorias que durante dois dias marcarão os primeiro pontos do ano. Pois  as etapas do circuito também distribuem pontuação para o Ranking da Federação Equestre do Rio de Janeiro (FEERJ) que tem metade das etapas de seu Ranking disputadas durante a Copa Carioca.

Em 2015, foi João Roberto Marinho quem inscreveu o nome no troféu perpétuo ”Rodolphão”, na série Amador, a principal e mais disputada do evento.  O prêmio é uma homenagem ao   amigo e cavaleiro amador Rodolpho Figueira de Mello. O Conjunto Campeão da Copa Carioca  nesta categoria recebe uma réplica do Troféu Perpétuo e tem seu nome gravado no original.  Marinho  vem treinado e disposto a repetir o feito este ano. Quem também volta ao circuito depois da vitoria do ano passado na série principal de Novos é a égua campeã Natividade, que agora vem disputar entre os animais de oito anos.

Os percursos desta primeira etapa serão assinados pelo cavaleiro olímpico e armador Carlos Vinicius Gonçalves da Motta. A segunda etapa acontece no paradisíaco resort Portobello, em Mangaratiba, como já é tradição, dias 7 e 8 de maio. Desta vez, quem propõe os percursos é  a também amazona internacional e olímpica Lucia Faria Alegria Simões. E a etapa final será disputada na Sociedade Hípica Brasileira, com as provas valendo mais pontos para a contagem geral e percursos assinados por Helio Pessoa.

A Copa Carioca de Amadores e Cavalos tem organização de Feerj, Paulo Figueira de Mello e Stud Nacume, de Zeka Palhares, e está em sua quarta edição.  Acompanhe os circuito com novidades e resultados  nos sites www.copacarioca.com.br e www.feerj.com.br.

Fonte: CPC

  • Compartilhe
  • <