Por Fora
das Pistas

Notícias

Marcelo Tosi e Starbucks vem em 7º (CBH - Luis Ruas)

4 de agosto de 2019

Time Brasil de Concurso Completo vira na vice-liderança para a Final do Pan 2019

Rafael Losano, Carlos Parro e Marcelo Tosi zeraram o percurso do cross e país vem bem na briga pelo pódio individual e por equipes, valendo vaga olimpica. Ruy Fonseca, 1º em pista, sofreu uma queda e passa bem (veja a nota do COB).

Nesse sábado, 3/8, após o cross country, o Time Brasil de Concurso Completo de Equitação subiu para a 2ª colocação na briga pelo pódio nos Jogos Pan-americanos 2019 e vaga olímpica, atrás dos EUA que segue na liderança. O cross country contou com 26 obstáculos, tempo concedido de 8min14, velocidade de 550 metros/minutos e extensão de 4520 metros. O jovem talento Rafael Losano com Fuiloda G, segundo brasileiro em pista, zerou o cross com apenas 4,4 pontos perdidos (pp) por excesso de tempo e com a soma do resultado do adestramento computa apenas 36,6 pp ocupando o 6º posto individual.

Terceiro a largar foi Marcelo Tosi com Starbucks, que também fez uma excelente apresentação sem faltas, 4,4 pontos por excesso de tempo, mas tocou em uma bandeira na lateral do obstáculo nº 23 e acabou sendo penalizado em mais 15 pontos. Somado ao seu resultado no adestramento em que ficou em 3º, Marcelo agora computa 45,4 pp ocupando o 7º posto. Finalmente, Carlos Parro, o Cacá, com Quaikin Quorius também zerou o cross, fez um percurso seguro pensando na equipe, registrou 6,8 pp por ficar acima da faixa de tempo, totalizando 34,9pp, o que lhe garante o 3º posto na contagem individual.

Ruy Fonseca que foi o 1º brasileiro em pista sofreu uma queda junto com sua égua Ballypatrick Srs ainda no início do percurso. “Tivemos uma falta de sorte”, declarou Ruy no hospital, em entrevista para Federação Equestre Internacional. “Fraturei meu ombro esquerdo e algumas costelas. Minha montaria está bem e eu também. Fui muito bem atendido pela equipe médica da organização e o médico do Comitê Olímpico Brasileiro. A nossa equipe fez um ótimo trabalho e eu gostaria de estar com eles amanhã.”

O técnico do Time Brasil Ademir Oliveira se mostrou muito satisfeito. “Eu agradeço a classificação aos nossos cavaleiros, estou muito contente em participar de um momento com esse no Concurso Completo brasileiro. Infelizmente tivemos a queda do Ruy, mas é algo que acontece. Agora vamos focar no salto e acredito que se Deus quiser vamos alcançar o nosso objetivo”, destacou Oliveira.

Julie Purgly, chefe de equipe, também aposta em um grande resultado. “Quero agradecer o apoio de todos, tanto àqueles que estão aqui e os que estão torcendo de longe. Agora estamos focados no salto e esperamos garantir a vaga olímpica.”

Os EUA lideram com 92pp, seguido pelo Brasil, 117,7 e o Canadá é 3º, 183,7 pp. Cada equipe de quatro cavaleiros pode descartar um resultado. Entrevistas com nossos cavaleiros e técnico em nosso rede social @cbhoficial

Nota oficial do COB
O atleta Ruy Leme da Fonseca Filho, da equipe de Concurso Completo de Equitação, sofreu um acidente neste sábado (3/8), quando seu cavalo tropeçou em um obstáculo.

Ruy foi prontamente assistido pelo médico do Time Brasil, Dr Mateus Saito, acompanhado dos médicos da organização e do Chefe de Missão Marco La Porta. Foi levado para o hospital de referência dos Jogos, onde foi diagnosticada fratura do úmero proximal do braço esquerdo, com recomendação cirúrgica pela junta médica do COB, liderada por Dr Roberto Nahon. Além disso, os exames apontaram fratura em três costelas, o que fez com que fosse decidido por deixar o cavaleiro em observação no hospital.

A cirurgia no ombro deve ser feita o mais rápido possível, porém não é considerada de emergência. Os médicos aguardam a melhora clínica do atleta para determinar se a mesma será feita em Lima ou no Brasil. O COB está tomando as providências de tratamento e acompanhamento do atleta.

Placar individual
1º Boyd Martin / Testsergle – EUA – 25,6 pp (soma do resultado do adestramento e cross)
2º Lynn Symansky / RF Cool Play – EUA -29,2 pp
3º Carlos Parro / Quaikin Quorious – BRA -34,9 pp
4º Doug Payne / Starr Witness – EUA -36,4 pp
5º Jessica Phoenix / Pavarotti – CAN -37pp
6º Rafael Losano / Fuiloda G – BRA -37,4 pp
7º Marcelo Tosi / Starbucks – BRA -45,4 pp
1º EUA – 92 pontos perdidos (pp)
2º Brasil – 117,7 pp
3º Canadá – 183,7 pp
4º México – 224,6 pp
5º Argentina – 244,5 pp
6º Peru – 268,1 pp

Chile, Guatelmala, Uruguai e Colombia não completeram a rodada com mínimo de 3 resultados válidos

Agenda
4/8 Salto – 10 às 14h30 (fuso local) – 12h00 às 16h30 (BSB)

Imprensa CBH

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.