Por Fora
das Pistas

Notícias

27 de agosto de 2017

Texas Ranch participa do 1º Torneio de 3 Tambores Paraesportivo da América Latina

A ONG Centro Educacional Texas Ranch participa no próximo dia 3 de setembro do 1º Torneio de 3 Tambores Paresportivo da América Latina promovida pela National Barrel Horse Association of Brazil (NBHA) Brasil. A primeira etapa será realizada na  Hípica Manège Alphaville em Santana de Parnaíba, a partir das 9h, e contará com a presença de cinco centros de equoterapia além do Texas Ranch:  Hípica Santa Terezinha, Projeto Liberdade,  Equoterapia & Terapia Assistida por Animais e  Equoterapia Walking.

O torneio tem o objetivo de incluir socialmente os participantes, que possuem diferentes graus de deficiência.

“A competição busca a união dos Centros de Equoterapia do Estado de São Paulo e irá destacar novos atletas promissores para o esporte”, destaca a responsável e fundadora do Texas Ranch, Elizabeth Melani.

Na prova paraequestre as regras são mais flexíveis e são adaptadas a cada limitação e diagnóstico de seus competidores, sendo vencedor aquele que contornar os três tambores, em um percurso triangular pré-estabelecido no menor tempo possível.

A velocidade e o entrosamento com o animal são fundamentais para a boa apresentação e seja qual for o resultado, o importante mesmo é satisfação dos participantes, suas famílias e a inclusão de todos junto a sociedade. “O campeonato auxilia na socialização dos participantes, e as novas experiências favorecem a autoestima e geram independência emocional. A cada participação os atletas se superam e aprendem com seus erros e acertos evoluindo para melhores resultados”, explica a fundadora do Texas Ranch.

Apoio à modalidade

Durante o torneio, que é o primeiro da América Latina, haverá premiações com troféus, medalhas e outros incentivos. A cada uma das quatro etapas, os atletas vão acumulando pontuações e assim se classificam para participar no próximo ano da Super Semana do Tambor, também promovida pela NBHA.

De acordo com a responsável pelo Texas Ranch, as etapas contarão com a presença de empresários, familiares e a entrada para o público é gratuita. “A NBHA Brazil é a primeira associação a abraçar essa causa em prol dessa modalidade paraesportiva, valorizando a importância da inclusão no esporte, sem restrição de raças equinas e deficiências, porém com total responsabilidade e coerência”, finaliza Elizabeth.

Serviço

1º Torneio de 3 Tambores Paraesportivo da NBHA Brazil – I etapa
Onde: Hípica Manège Alphaville
Estrada do Lula Chaves, 443 – Santana de Parnaíba-SP
Quando: 3 de setembro, a partir das 9h
Entrada Gratuita

Fonte: Rural Press

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.