Por Fora
das Pistas

Notícias

Equipe Exitum comemora a vitória da sexta etapa do Longines XTC na Sociedade Hípica Paulista (foto de Gabi Lutz)

30 de setembro de 2019

Team Exitum vence e adia decisão do título do Longines XTC

O trio de cavaleiros da equipe Exitum, formado por Stephan Barcha, André Moura e Luiz Felipe Pimenta Alves, conquistou, neste final de semana, na Sociedade Hípica Paulista, a terceira vitória no campeonato Longines XTC de hipismo.

Com o primeiro lugar, adiou a decisão do título do ranking para a sétima e última etapa, que será realizada de 04 a 07 de dezembro, na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro.

VITÓRIA EMOCIONANTE NO LONGINES XTC

A equipe Exitum de Barcha, Moura e Pimenta completou os três percursos da final do Longines XTC desta sexta etapa em 186,41 segundos contra 187,66 segundos da equipe Opus, segunda colocada, que foi formada pelos cavaleiros da Hípica Paulista José Roberto Reynoso Fernandes Filho, José Luís Guimarães de Carvalho e Thales Gabriel de Lima Marino.

A prova final foi muito emocionante. Além de tirar a liderança da equipe Opus com uma diferença de apenas 1,25 segundos na soma dos tempos dos três cavaleiros, o team Exitum vibrou ainda mais porque a equipe Artem, líder do ranking do Longines XTC, não subiu ao pódio dos três primeiros pela primeira vez e ficou apenas com o sexto lugar da classificação entre as oito equipes que disputaram a decisão.

Com a participação dos cavaleiros Bruno Limongi, Gabriel Gouveia e do experiente Artemus de Almeida, que cometeu a sua primeira falta numa final, o team Artem podia conquistar antecipadamente o título com uma vitória. Porém, com o tempo acumulado de 197,98 segundos, ficou com o sexto lugar e a sua liderança na competição caiu de 29 para 14 pontos de vantagem sobre o team Exitum.

Mesmo assim, para ser campeã, a equipe Artem só precisa se classificar novamente entre as seis primeiras colocadas na próxima e última etapa.

O pódio desta vez do LXTC foi completado pelo terceiro lugar da equipe Fortuna, formada por Cesar de Almeida, Luís Piva e Juliano Loureiro, que completou os três percursos em 189,49 segundos. Loureiro foi também o cavaleiro que fez a pista mais rápida da competição, com o tempo de 59,24 segundos, a única abaixo de 1 minuto entre os 24 participantes.

Com o resultado, a equipe Fortuna assumiu o quarto lugar da classificação do campeonato, com 96 pontos e pode ainda lutar, com mínima chance, pelo terceiro lugar do campeonato, ocupado atualmente pela equipe Opus, com 119 pontos. Já a Opus não tem mais chances de conquistar o título mas vai brigar no Rio pelo vice-campeonato com a Exitum.

Este foi o resultado final da sexta etapa do Longines XTC:
1º) Team Exitum (Stephan Barcha, André Moura e Luíz Felipe Pimenta Alves), 186,41 segundos;
2º) Team Opus (José Reynoso Fernandes Filho, José Luís Guimarães e Thales Marino), 187,66 segundos;
3º) Team Fortuna (Cesar Almeida, Luís Piva, Juliano Loureiro), 189,49 segundos;
4º) Team Imperium (Guilherme Foroni, João Manuel Gentile e Marcos Antonio Ribeiro Júnior), 189,78 segundos;
5º) Team Vitae (Thiago Mesquita, Rodrigo Lima e Kevin Cox Meira), 195,39 segundos;
6º) Team Artem (Artemus de Almeida, Gabriel Gouveia e Bruno Limongi), 197,78 segundos;
7º) Team Audacius (Marcelo Gozzi, Lucas Teixeira Lima e Pedro Grandi Backheuser), 205,77 segundos;
8º) Team Opportuna (Mariana Cassettari, Monique Busato e Raphael Leite), eliminada sem tempo

Esta é a classificação atual do Ranking Longines XTC após 6 etapas:
1º) Team Artem, 146 pontos
2º) Team Exitum, 132 pontos
3º) Team Opus, 119 pontos
4º) Team Fortuna, 96 pontos
5º) Team Crystallini, 96 pontos
6º) Team Aurum, 89 pontos
7º) Team Vitae, 83 pontos
8º) Team Imperium, 69 pontos
9º) Team Opportuna, 60 pontos
10º) Team Auxilium, 57 pontos
11º) Team Passion, 53 pontos
12º) Team Audacium, 47 pontos
13º) Team Equus, 45 pontos

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.