Por Fora
das Pistas

Notícias

Stefan Barcha, Pimenta Alves e André Moura comemoram importante vitória - Foto de Emerson Emerim

9 de setembro de 2019

Stephan Barcha retorna com vitória da equipe Exitum no Longines XTC

Após se recuperar de uma contusão no ombro que o afastou da equipe brasileira medalha de ouro em Lima, no Peru, o cavaleiro olímpico Stephan Barcha retornou ontem à equipe Exitum na disputa do Longines XTreme Teams’ Challenge, que venceu a quinta etapa do campeonato, realizada no último sábado, à tarde, no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo.

Além de Barcha, que foi o mais rápido (70,38 segundos) do time mesmo cometendo uma falta num percurso com 13 obstáculos armado com elevado nível técnico, a equipe Exitum foi representada também por Luiz Felipe Pimenta Alves (1 falta) e André Moura (2 faltas), totalizando 218,90 segundos na soma dos tempos dos três percursos já com a penalização de quatro segundos para cada uma das 4 faltas cometidas pelos três cavaleiros.

Segunda equipe a entrar na pista das oito que participaram da final, a equipe Exitum só pôde comemorar a vitória exatamente no último percurso realizado de toda a competição, feito pelo cavaleiro Artemus de Almeida, representante da equipe Artem, líder do campeonato e vencedora das provas qualificatórias, que já tinha feito uma pista limpa com Gabriel Gouveia e de 2 faltas com Bruno Pesanha.

Mesmo zerando a pista e fazendo a melhor marca entre todos os cavaleiros de toda a competição (69,62 segundos), Artemus finalizou o tempo total de sua equipe em 219,49 segundos, ou seja, apenas 59 centésimos de segundo a mais que o completado pela Exitum.

Com o segundo lugar e o quinto pódio seguido em todas as etapas, a equipe Artem passou a somar 131 pontos na liderança do Ranking do Longines XTC. Acumula uma folgada margem de 29 pontos sobre a equipe Exitum, que assumiu, com a vitória, a vice-liderança do campeonato (102 pontos). Assim, faltando apenas duas etapas para o encerramento (a próxima no fim deste mês, em São Paulo e a última em meados de novembro no Rio de Janeiro), a equipe Artem pode até garantir o título, por antecipação, na Sociedade Hípica Paulista, no dia 28 de setembro.

Mas o retorno vitorioso de Stephan Barcha foi o principal assunto da quinta etapa do Longines XTC. Coincidentemente, ele saiu da equipe Exitum para participar das seletivas que definiriam a equipe brasileira do Pan, logo depois da vitória na segunda etapa, em Curitiba, onde o seu time passou a liderar a competição. Ficou de fora de duas etapas e também da equipe do Pan pela contusão no ombro, mas agora está muito motivado para brigar pelo título do ranking, do Play Off do Longines XTC, em dezembro, e pela vaga olímpica da equipe em Tóquio, no ano que vem.

“Sem dúvida, o caminho é muito difícil. A equipe Artem ficou com uma vantagem enorme no Ranking. Porém, três meses atrás, quando caí numa competição e fraturei a clavícula, perdendo a chance definitiva de entrar na equipe do Pan, não deixei de acreditar que poderia fazer parte da equipe olímpica de Tóquio. Tanto que hoje retorno com uma vitória da nossa equipe no LXTC e agora vou fazer o melhor possível para obter bons resultados não só em todas as provas deste campeonato como também dos GPs internacionais que serão utilizados para definir a nossa equipe olímpica”, diz Stephan Barcha, cavaleiro que representou o País na última Olimpiada Rio-2016.

Este foi o resultado final da quinta etapa do Longines XTC no Clube Hípico de Santo Amaro:

1º) Team Exitum (Stephan Barcha, André Moura e Luiz Felipe Pimenta Alves), 218,90 segundos;
2º) Team Artem (Artemus de Almeida, Gabriel Gouveia e Bruno Pessanha), 219,49 segundos;
3º) Team Vitae (Tiago Mesquita, Thiago Mattos e Kevin Cox Meira), 225,25 segundos;
4º) Team Crystallini (Fábio Sarti, Flávio Grilo Araújo Bernardo Braga Pereira), 229,22 segundos;
5º) Team Imperium (Guilherme Foroni, Marcos da Costa Ribeiro Junior e João Manuel Caminha Gentile), 241,28 segundos;
6º) Team Aurum (Paulo Roberto Miranda, Everaldo Duarte Mendes e Luís Octavio Cintra Franco), 241,41 segundos;
7º) Team Fortuna (Juliano Loureiro, Leandro Abrahão e Cesar Almeida), 250,38 segundos;
8º) Team Opus (Thales Marino, José Luiz Guimarães e José Reynoso Fernandez Filho), eliminado.

Esta é a classificação atual do Ranking Longines XTC após a 5ª etapa:
1º) Team Artem, 131 pontos
2º) Team Exitum, 102 pontos
3º) Team Opus, 94 pontos
4º) Team Crystallini, 89 pontos
5º) Team Aurum, 80 pontos
6º) Team Fortuna, 75 pontos
7º) Team Vitae, 66 pontos
8º) Team Auxilium, 52 pontos
9º) Team Imperium, 50 pontos
10º) Team Passion, 49 pontos
11º) Team Opportuna, 49 pontos
12º) Team Equus, 39 pontos
13º) Team Audacius, 34 pontos

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.