Por Fora
das Pistas

Notícias

9 de março de 2016

Simpósio de morfologia do cavalo crioulo promete movimentar ExpoLondrina

Já estão à venda os ingressos para um evento que deve movimentar a programação do cavalo crioulo na ExpoLondrina 2016. É o Simpósio de Preparo e Avaliação Morfológica, que tem como objetivo ajudar o projeto de equoterapia e equitação lúdica EquoSorriso, que atende crianças com necessidades especiais em São José dos Pinhais (PR). O evento acontece no dia 14 de abril, a partir das 19h, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina.

As palestras ficam a cargo de Rafael Pons Suñé, para falar sobre preparo morfológico do cavalo crioulo, e de Alexandre Pons Suñé, que abordará o julgamento de conformação da raça.

– Decidimos realizar este simpósio em Londrina porque nunca houve um evento deste tipo por aqui. Queremos dar oportunidade para que os criadores locais se aperfeiçoem em relação ao tema e ganhem mais competitividade nas pistas – conta Rosana Collect, presidente do Centro de Equitação Jovens Crioulistas do Paraná, que organiza o evento.

Toda a verba arrecadada será destinada à aquisição de equipamentos para salas de fisioterapia e psicomotricidade do projeto EquoSorriso. O trabalho começou em setembro de 2013, com cinco crianças. Hoje atende 23, em atividades com cavalos da raça crioula. Uma van doada pela Receita Federal auxilia nos deslocamentos.

– Queremos no futuro trazer todas as terapias para o centro, como fonoaudiologia, psicologia e massagem, tirando as crianças do ambiente de consultório e levando para o meio rural – ressalta Rosana, coordenadora do projeto.

Os ingressos custam R$ 50 por pessoa e podem ser comprados no site www.aloingressos.com.br. Promovido em parceria com o Núcleo Norte Paranaense de Criadores de Cavalos Crioulos e a Sociedade Rural do Paraná, o evento ainda conta com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Fonte: Estela Facchin

  • Compartilhe
  • <