Por Fora
das Pistas

Notícias

9 de dezembro de 2015

Sérgio Froés Ribeiro de Oliva é premiado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realiza nesta quarta-feira, 9, no Rio de Janeiro (RJ), o Prêmio Paralímpicos 2015. O evento ocorre anualmente para homenagear aqueles que se destacaram em cada uma das 22 modalidade do programa dos Jogos Paralímpicos do Rio-2016, além de técnicos dos esportes individuais e coletivos, o atleta revelação do ano, e os melhores do gênero masculino e feminino eleitos por voto popular.

A cerimônia será realizada no Hotel Sofitel, em Copacabana, a partir das 18h30. A entrega dos prêmios será transmitida ao vivo pelo canal SporTV2 e tem início marcado para as 20h30.

O prêmio de melhor atleta por voto popular deste ano levou em conta os resultados das competições mais importantes da temporada. No feminino, a disputa é entre a nadadora Joana Neves, campeã mundial em Glasgow; a arremessadora e lançadora Shirlene Coelho, campeã mundial em Doha; e a saltadora Silvania Costa, também campeã mundial em Doha. No masculino, competem pelo voto do público o nadador multimedalhista Daniel Dias, campeão mundial em Glasgow; o canoísta Luis Carlos Cardoso, campeão mundial em Milão; e o velocista Felipe Gomes, campeão mundial em Doha. A votação é feita pelo site oficial do evento (www.premioparalimpicos2015.com.br) e termina nesta terça-feira.

Entre os premiados por modalidade, o número de mulheres neste ano duplicou. Em 2014, quatro estavam entre as melhores. Neste ano, oito foram escolhidas: Lia Martins (basquete em cadeira de rodas), Victória Amorim (goalball), Maria Rizonaide (halterofilismo), Josiane Lima (remo), Natalia Mayara (tênis em cadeira de rodas), Cátia Oliveira (tênis de mesa), Jane Karla (tiro com arco) e Suellen Lima (vôlei sentado).

No Adestramento Paraquestre (Hipismo), o brasiliense Sérgio Froés Ribeiro de Oliva que em 2015 garantiu, entre outras, as seguintes colocações: CPEDI3: 1º lugar no Estilo Livre, no Individual e por Equipe em Araçoiaba da Serra, 7º lugar no Estilo Livre, no Individual e por Equipe em Deauville (FRA).

Nas outras modalidades, os destaques foram, principalmente, para aqueles que tiveram grandes resultados nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, disputados em agosto. Nomes já conhecidos do esporte, como os campeões paralímpicos em Londres-2012 Daniel Dias (natação), Jovane Guissone (esgrima) e Ricardinho (futebol de 5) são apenas alguns dos que foram escolhidos os melhores de suas modalidades.

A escolha dos vencedores nos 22 esportes que compõem o programa paralímpico dos Jogos de verão foi feita por um grupo formado por diretores e chefes técnicos do CPB e representantes do Conselho de Atletas.

Confira o vencedor de Hipismo
Nome: Sérgio Froés Ribeiro de Oliva
Data e local de nascimento: 17/08/1987, Brasília (DF)
Classe: IA
Principais títulos em 2015
CPEDI3: 1º lugar no Estilo Livre, no Individual e por Equipe em Araçoiaba da Serra, 7º lugar no Estilo Livre, no Individual e por Equipe em Deauville (FRA)

Fonte; CBH

  • Compartilhe
  • <