Por Fora
das Pistas

Notícias

Foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

5 de julho de 2017

Seletiva ao Freio de Ouro em Itu demonstra força do centro do país

Pelo terceiro ano consecutivo, o município paulista de Itu vai receber uma classificatória do Freio de Ouro, modalidade equestre promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Na Fazenda Capoava, de 6 a 9 de julho, ocorrerá a penúltima seletiva antes da grande final da competição, que terá sua decisão durante a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Nesta etapa, podem se classificar mais oito conjuntos – quatro machos e quatro fêmeas.

Segundo o vice-presidente de Comunicação e Marketing da ABCCC, Onécio Prado Junior, a estrutura oferecida pelo local da prova vem permitindo que os eventos realizados em Itu sejam bem sucedidos. “Nas duas classificatórias anteriores tivemos resultados excelentes, tanto em quantidade quanto em qualidade, e isso nos deixa entusiasmados para que tenhamos novamente uma Classificatória muito boa, classificando animais que tenham condições de disputar em igualdade em Esteio”, destaca.

Tamanho entusiasmo também se revela no crescimento do Cavalo Crioulo em São Paulo. Dados da ABCCC indicam que, depois dos três Estados do Sul, os paulistas vêm sendo os expoentes no território brasileiro. A evolução paulista no ano passado foi de 4,93%, chegando a 6,58 mil exemplares registrados no Estado. “Em São Paulo, o crescimento é grande não só com novos criadores, mas também em participantes das provas e com resultados excelentes. Isto mostra que o crescimento não é só qualitativo mas também quantitativo. O Cavalo Crioulo vem tomando um espaço extraordinário nas regiões Sudeste e Centro Oeste”, avalia Prado Junior.

Este destaque que os criadores e usuários das regiões centrais do Brasil vem obtendo no ciclo também é reconhecido pelos jurados da etapa. Conforme Francisco Fleck, que será um dos responsáveis do julgamento das fêmeas com Ciríaco de Macedo Py e Jean Carlos Santos Mendes, a região vem ganhando importância dentro do cenário do Cavalo Crioulo. “O Estado de São Paulo, como o restante do Brasil, está tendo um crescimento muito grande no uso do cavalo para esporte, lazer e trabalho. Considero uma das regiões mais importantes para a raça Crioula neste momento”, observa.

Já Felipe Caccia Maciel, um dos jurados dos machos juntamente com Fábio Muricy Camargo e Sandro Fonseca do Amaral, tem uma expectativa positiva para a classificatória, especialmente pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pela ABCCC em fomentar eventos nestas regiões. “O crescimento percentual nestes Estados vem sendo maior do que o das regiões tradicionais. É de extrema importância para expansão da raça de estarmos nesta vitrine. A expectativa é que se complete todas as vagas, quatro fêmeas e quatro machos, pois é importante para fomentar a raça mostrarmos que temos animais de qualidade nestas regiões”, ressalta.

O circuito do Freio de Ouro 2017, organizado pela ABCCC, conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson e Ford. O apoio é da Supra.

Confira a programação

6 de julho de 2017 (Quinta-feira)
9h – Inicio Admissão Classificatória – Fêmeas
10h – Término Admissão Classificatória – Fêmeas
10h – Inicio Admissão Classificatória – Machos
11h – Término Admissão Classificatória – Machos
13h – Julgamento Morfológico Classificatória – Fêmeas
15h – Julgamento Morfológico Classificatória – Machos

7 de julho de 2017 (Sexta-feira)
8h – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas – Fêmeas
13h – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas – Machos

8 de julho de 2017 (Sábado)
8h – Prova Mangueira – Fêmeas/Machos
14h – Prova de Campo – Fêmeas/Machos

9 de julho de (Domingo)
9h – Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova Campo)
12h – Encerramento e entrega de Prêmios

Fonte: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.