Por Fora
das Pistas

Notícias

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

16 de maio de 2017

Seletiva ao Freio de Ouro em Esteio promete disputa acirrada

Os 96 animais da raça Crioula, entre machos e fêmeas, melhores ranqueados no ciclo de credenciadoras ao Freio de Ouro 2017 estarão na Classificatória de Esteio. A segunda semifinal brasileira da modalidade acontece entre os próximos dias 17 e 21, na pista do Parque de Exposições Assis Brasil. Serão classificados até 16 animais para a grande final do Freio de Ouro, que ocorrerá durante o primeiro final de semana da Expointer, em agosto.

A expectativa é de que a qualidade dos conjuntos que irão participar da seletiva seja superior ao ano passado. Segundo o vice-presidente de Eventos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Eduardo Azevedo, toda a organização está dentro do esperado, com a pista e o gado em condições. “Em 2016 a prova com esse novo formato que aumenta o número de animais classificados, já foi muito bem. Para esse ano também é esperado que a Aberta de Esteio seja uma grande prova, com o mesmo padrão, assim como já ocorreu no Bocal de Ouro que foi um sucesso”, afirma.

Os avaliadores da prova, definidos pelo Conselho Deliberativo Técnico da ABCCC, são César Augusto Hax, Luís Rodolfo Machado e Carlos Cattani, da Argentina, que julgarão as fêmeas, e Mário Móglia Suñe, Mateus Gularte Silveira e o também argentino Rodrigo Diaz de Vivar, que avaliarão os machos.

Para Luís Rodolfo Machado, a Classificatória de Esteio está se tornando uma prova importante por contar com os animais melhores ranqueados em todas as credenciadoras, o que gera sempre uma boa expectativa. Destaca que no ano passado a prova ainda era nova, mas para esse ano já houve uma melhor adaptação de quem irá participar. Afirma que houve um crescimento significativo de animais nas credenciadoras deste ano, que junto com a primeira classificatória, o Bocal de Ouro, deram uma mostra de qualidade e quantidade muito boas. “A disputa deverá ser mais concorrida que a de 2016”, sinaliza Machado.

O outro jurado, Mário Móglia Suñe, também acredita que será mais uma grande classificatória à final do Freio de Ouro, onde correm os animais mais pontuados de todas as credenciadoras. “Com certeza a seletiva de Esteio terá um nível muito importante e ao mesmo tempo uma disputa muito acirrada entre os competidores”, observa.

O circuito do Freio de Ouro 2017, organizado pela ABCCC, conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson e Ford. O apoio é da Supra.

Confira a programação

17 de maio de 2017 (quarta-feira)

15h – Exame de Admissão Classificatória (Fêmeas)
16h – Término do Exame de Admissão Classificatória (Fêmeas)
16h – Exame de Admissão Classificatória (Machos)
17h – Término do Exame de Admissão Classificatória (Machos)

18 de maio de 2017 (quinta-feira)

9h – Julgamento Morfológico Classificatória (Fêmeas)
14h – Julgamento Morfológico Classificatória (Machos)
21h – Leilão Carapuça e Convidados

19 de maio de 2017 (sexta-feira)

8h – Andaduras/Figura/VSP e Esbarradas (Fêmeas)
13h – Andaduras/Figura/VSP e Esbarradas (Machos)
21h – Leilão Santa Edwiges

20 de maio de 2017 (sábado)

8h – Prova Mangueira (Fêmeas/Machos)
14h – Prova de Campo (Fêmeas/Machos)
21h – Leilão Especial de Outono

21 de maio de 2017 (domingo)

9h – Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova Campo)
12h – Encerramento e entrega de Prêmios
21h – Leilão Cabanha Castanheiros

Fonte: AgroEffective

  • Compartilhe
  • <