Por Fora
das Pistas

Notícias

Foto: Andrew Wong/Getty Images

1 de julho de 2015

Segunda fase de venda de ingressos para os Jogos Olímpicos terá início hoje

Começa o segundo tempo. Depois da primeira fase – em que 65% dos torcedores foram contemplados –, será aberta nesta quarta-feira (1) a solicitação para a segunda etapa de sorteio dos ingressos para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A partir das 10h, aproximadamente 3 milhões de ingressos estarão disponíveis para que os torcedores escolham os esportes a que desejam assistir e fechem o pedido, que deve ser enviado até o dia 17 de julho. O resultado sairá em agosto.

O Rio 2016 orienta que os torcedores leiam com atenção o guia de ingressos antes de fazer os seus pedidos. O material contém mapa das arenas, detalhes dos esportes e calendário completo.

Quem pode participar?

Só poderá se candidatar quem foi sorteado na primeira fase e confirmou o pagamento ou quem não foi contemplado – estes, inclusive, terão prioridade no segundo sorteio.

Os pedidos feitos para o primeiro sorteio seguem valendo?

Não. O torcedor deverá entrar em www.rio2016.com/ingressos com login e senha e fazer um novo pedido para concorrer ao segundo sorteio, selecionando as sessões disponíveis desejadas.

Haverá sorteio para todos os eventos?

Só haverá sorteio caso o número de pedidos seja maior do que o número de ingressos disponíveis para aquela sessão. Por isso, é importante utilizar a ferramenta de controle de orçamento, caso o torcedor não queira pagar muitos ingressos.

Como funciona a prioridade no sorteio?

Os torcedores serão colocados em um ranking de quantidade de ingressos comprados: estarão em primeiro todos aqueles que não foram sorteados para nenhuma sessão no primeiro sorteio. Depois, virão as pessoas que foram contempladas com apenas uma sessão, e assim sucessivamente. O sorteio será realizado “em blocos”, primeiro para quem não ganhou nenhuma sessão, depois para quem ganhou apenas uma, e assim por diante, até que seja suprida toda a demanda ou até que os ingressos disponíveis sejam esgotados.

Para ficar claro, vamos dar um exemplo (as quantidades são fictícias):

– A sessão HB040 (semifinal de handebol feminino) tem 800 ingressos disponíveis e 1.200 pessoas solicitaram ingressos para esta sessão.

– 250 pessoas que não foram sorteadas solicitaram dois ingressos ingressos cada (total de 500 ingressos) – elas serão contempladas com ingressos para a sessão HB040. A partir desse momento, esses torcedores não são mais prioridade no próximo sorteio de sessão, já que eles agora passam para a “fila” dos que foram sorteados para uma sessão.

– 100 pessoas que foram sorteadas para uma sessão solicitaram três ingressos (total de 300 ingressos) – elas serão contempladas com ingressos para a sessão HB040. A partir desse momento, esses torcedores estarão na “fila” dos que ganharam duas sessões.

Quais ingressos estarão disponíveis?

Os ingressos para todos os esportes que não tiveram venda esgotada na primeira fase de ingressos poderão ser adquiridos neste novo sorteio. As entradas para as cerimônias de abertura e de encerramento e para as disputas do triatlo, do nado sincronizado e das maratonas aquáticas, por exemplo, foram esgotadas na primeira fase.

Nesta segunda fase, serão 57% dos ingressos disponíveis para preliminares – todos os outros serão para as fases finais: 14% para as quartas de final, 14% para as semifinais e 15% para as sessões com disputa de medalha. Do total de ingressos, 28,5% estarão disponíveis para fora do Rio de Janeiro, nas cidades do futebol.

Tem meia-entrada?

Sim, para todas as sessões. Idosos e cadeirantes terão direito aos 50% de desconto em todas as categorias de preço, enquanto estudantes, professores da rede pública municipal do Rio de Janeiro, obesos e pessoas com deficiência pagam meia-entrada na categoria de menor preço.

Quais as formas de pagamento?

Pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, os espectadores poderão parcelar a compra de ingressos – em até três (com cartão de crédito VISA) ou cinco vezes (com cartão VISA emitido pelo Bradesco) sem juros. O parcelamento estará disponível apenas para a fase de sorteios. Quem não tem cartão VISA pode optar pela solução virtual. Apenas os valores das sessões contempladas no sorteio serão debitados.

Para fazer a solicitação, é preciso ser maior de 18 anos, informar o número do CPF e endereço fixo no país. Quem não mora no Brasil deverá efetuar a compra de ingressos por meio do revendedor autorizado (ATR) em seu país de residência, disponível na página de espectadores do site.

Quais as próximas fases de venda?

· Agosto/2015 – Resultado do 2º sorteio
· Outubro/2015 – Início da venda direta online
· Outubro/2015 – Ferramenta de revenda será disponibilizada no site. Torcedor poderá “devolver” ingressos para o Rio 2016. Assim que a entrada for vendida, o torcedor receberá de volta 100% do valor do seu ingresso.
· Maio/2016 – Comitê Rio 2016 começará a enviar os ingressos aos torcedores.
· Junho/2016 – Abertura das bilheterias Rio 2016 – venda e retirada. Na página de ingressos do rio2016.com, você pode conferir a linha do tempo detalhada com as próximas fases.

  • Compartilhe
  • <