Por Fora
das Pistas

Notícias

28 de dezembro de 2017

Saúde Animal – Cuidados especiais com os cavalos

O sol é sempre um aliado para o bom desenvolvimento dos equinos, assim como para os humanos. Entretanto, o forte calor provocado por dias intensos de muito sol pode ser prejudicial, por isso, é fundamental redobrar os cuidados com os animais, para evitar por exemplo, problemas intestinais, pulmonares e até cardíacos.

Segundo estudos desenvolvidos por médicos veterinários, para cuidar bem do s animal nas estações do ano mais quentes é necessários seguir algumas dicas.

Os estudos revelam cuidados com a água, que nunca deve faltar ao cavalo. Em climas mais quentes, o consumo de água é sempre maior e a falta de água pode causar problemas gastrointestinais.

Outra dica importante é quanto ao cocho que é colocado nas baias. Ele deve ser mantido sempre com feno e volumosos em geral. Agora, caso o animal fique menos ativo durante os dia de calor, o ideal é diminuir a quantidade de grãos oferecidos. Além disso, o criador deve evitar deixar os animais expostos durante os períodos de sol mais forte ou mantê­-los em locais quentes.

A dica, nesse caso, é colocá-lo em ambientes abertos, arejados, de preferência no início da manhã e no final da tarde.

Os cascos dos cavalos também devem receber cuidados especiais em dias quentes.

Em outros casos, como o animal ficar sem ser montado por algum tempo, os veterinários recomendam retirar as ferraduras dos membros posteriores. Dessa forma, seguindo cuidadosamente as dicas de especialistas, será possível manter o bem estar dos animais em dias quentes e tê-los sempre sadios.

Fonte: vedovati

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.