Por Fora
das Pistas

Notícias

24 de dezembro de 2017

Saúde Animal – Audição capta a atenção de um cavalo

Os seres humanos atendem movendo os olhos, independentemente da modalidade do alerta estímulo. Os cavalos, no entanto, ‘atendem’ ao apontar os ouvidos.

Estudos psicofísicos e comparativos sobre o alcance da audição no cavalo em comparação com um limite humano em muitas situações, para o cavalo é extremamente desconfortável sons de alta intensidade (altos e desajustados), o assustando demasiadamente, provocando reações comportamentais de medo e/ou fuga.

Quando o cavalo se assusta provoca um estímulo de agitação o que compromete sua concentração e pode estragar sua performance de ‘cavalo atleta’, visto que a área de sensibilidade da audição do cavalo é ampla desencadeando defesas e reflexos do animal, geralmente de resistência aos comandos do cavaleiro.

Outra área de grande importância na pesquisa sobre audição do cavalo é a sua capacidade para identificar certos estímulos auditivos com certas consequências. Embora Heffner (1998) sugere que é difícil para um cavalo associar qualidade de um sinal sonoro com uma resposta espacial, os cavalos podem aprender a associar certos sons em certos eventos, desenvolvendo fobias sobre uma determinada atividade, com comportamento agitado. Sua agitação pode estar relacionada com sons que estão fora do alcance do ouvido humano.

Os cavalos podem ligar experiências específicas tanto positivas como negativas a sons específicos. Às vezes, a chave para a agitação de um animal pode ser o que ele está ouvindo.

Fonte: Roger O. Clark   –  Médico Veterinário

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.