Por Fora
das Pistas

Acontece

19 de março de 2019

Santana Stables anuncia liquidação de plantel e encerramento das suas atividades

A semana começou com novidades no cenário equestre. Um famoso haras, com sede em Wellington, anunciou via redes sociais o final de suas atividades e, a liquidação do plantel, devido a suspensão aplicada pela FEI.

Estamos falando do Santana Stables, de propriedade do cavaleiro brasileiro Paulo Santana, que atualmente representa El Salvador nas competições internacionais.

O vídeo com a apresentação dos animais, com lances mínimos a partir de $15 mil dólares, está desde o final de semana rodando pelos grupos de WhatsApp.

Paulo Sergio se mudou para o México em 1996 e carregou consigo a empresa aberta no Brasil, a Santana Stables. Após alguns anos, o cavaleiro mudou a sede da empresa para os Estados Unidos, e hoje está sediada em Wellington, na Flórida, com aproximadamente 30 cavalos, de forma rotativa, 12 funcionários, e mais de 40 alunos.

ENTENDA O CASO:
Durante o CSI5* – Calgary, Spruce Meadows, (CAN), de 6 a 10 de junho de 2018, o cavaleiro Paulo Sergio Mateo Santana Filho, testou positivo no exame de dopping para as substâncias Boldenona*, Pregnanediol**.

O cavaleiro foi suspenso a partir do dia 11 de junho de 2018 e, a partir da data, foi obrigado a deixar não só de competir, mas como comercializar cavalos no ambiente de competição, acompanhar seus alunos nas provas, sejam elas nacionais ou internacionais. E uma reviravolta se passou com a vida do cavaleiro e empresário.

A fim de provar sua inocência, Paulo Sergio não poupou esforços e contratou uma equipe altamente qualificada, com advogados e cientistas, para estudar as possíveis formas de contaminação, a fim de esclarecer o caso positivo, com a possibilidade de ter acontecido de forma involuntária.

Após três intensos meses de estudo, e ainda cumprindo a suspensão temporária de 30 dias, geralmente aplicada tão logo saia o doping positivo, o atleta foi avisado pela FEI sobre a retificação do resultado do dopping, visto que uma das substâncias encontradas na mostra, o Pregnanediol, não é considerada banida. Ou seja, o atleta teria agora que provar a sua inocência apenas quanto ao “uso” de Boldenona, um esteroide anabolizante, com propriedades androgênicas, utilizada geralmente na veterinária.

Exames “particulares” foram realizados no atleta em laboratórios de renome internacional, como no Instituto Pasteurs, em Estrasburgo, na França, e encaminhados para a Rússia, a fim de obterem os laudos finais por químicos farmacêuticos.

Após 8 meses de “suspensão” temporária, o atleta terá seu julgamento amanhã, 20 de março, em Lausanne, na Suíça.

SOBRE O SANTANA STABLES
A empresa Santana Stables presta serviços hípicos há vinte anos, e atualmente está sediada na Flórida. O atleta foi um dos primeiros brasileiros a abrirem suas “cocheiras” nos Estados Unidos, e com isso receber atletas, funcionários e comercialização de cavalos de diversas partes do mundo.

Alunos Internacionais
O cavaleiro recebe em seu haras pessoas vindas de El Salvador, México, Brasil, República Dominicana, Guatemala, Canadá e Estados Unidos.

Estábulos e Vendas Internacionais
Paulo e sua equipe oferecem treinamento para atletas de todo o mundo. Cada cliente tem a opção de personalizar o programa para um objetivo específico, seja de curto prazo ou estendido por um longo período. Paulo projeta um programa de treinamento para atender às aspirações de cada aluno em casa durante o circuito internacional de inverno WEF de Wellington, o circuito de verão Spruce Meadows de Calgary, o Kentucky Horse Park de Lexington e /ou toda a Europa.

Essa atmosfera global fornece um ambiente exclusivo para vendas e treinamento.

CONSEQUÊNCIAS IMEDIATAS DA SUSPENSÃO
Devido a suspensão que já dura cerca de oito meses, o cavaleiro terminou o contrato com mais de 30 alunos do mundo todo. Como não tem como preparar e apresentar os cavalos nas competições, a venda dos animais também sofreu queda significativa.

O nível de entrada financeira, a partir da suspensão, caiu noventa por cento, segundo o atleta, e mais todos os danos causados pela difamação que geraram esfriamento na linha comercial.

Assim sendo, o cavaleiro/empresário percebeu que independente do resultado do julgamento, manter sua estrutura comercial, ou manter o nível aceitável de bem estar dos seus cavalos ficou inviável diante da situação. Já foram gastos cerca de um milhão de dólares para provar sua inocência, e os gastos para manter sua coudelaria em funcionamento é alta, cerca de cem mil dólares por mês, em um ambiente onde os recursos estão praticamente esgotados.

LEILÃO SANTANA STABLES – 25 DE MARÇO DE 2019
Pensando no bem estar dos cavalos, dando ênfase na qualidade de alimentação e para manter os níveis de saúde, com possibilidade de atendimento veterinário qualificado, instalações equipadas, etc, Paulo se sentiu obrigado a tomar uma decisão em sua vida.

Por isso, acontecerá uma liquidação de plantel, na próxima segunda-feira, 25, ofertando com o lance mínimo de $15 mil dólares cada produto de sua coudelaria, a fim de dar uma nova vida digna aos animais, que estiveram com o atleta nos últimos anos, com um dono que esteja economicamente estável.

“Estou pensando na qualidade de vida dos meus cavalos, para que eles tenham uma nova casa, que o novo dono esteja economicamente estável para seguir com a alimentação adequada, mediante aos custos dos EUA”

“Não posso ser irresponsável e pensar no meu futuro esportivo e comprometer a qualidade de vida dos meus cavalos.” Finalizou o atleta.

Se o caso não for resolvido amanhã, no julgamento, deve ser encaminhado pelo envolvido, para a justiça comum, onde as duas partes terão que provas suas acusações, o que envolveria mais custos.

CLEAN SPORT PARA OS SERES HUMANOS
A FEI faz parte de um movimento colaborativo mundial para o esporte livre de doping liderado pela Agência Mundial Antidoping (WADA). O objetivo deste movimento é proteger a concorrência justa, bem como a saúde e o bem-estar dos atletas.

Se você é um atleta da FEI, você tem um papel a desempenhar na luta contra o doping, assim como os atletas de qualquer outro esporte. Todos os atletas da FEI (cavaleiros, condutores, volteadores) fazem parte do programa Clean Sport da FEI para humanos.

INFORMAÇÕES DO CASO:
Processo nº 2018/01
Atleta: Paulo Sergio Mateo Santana Filho
ID: 10027830N/A
Pais: ESA
Modalidade: Jumping
PR: 11.07.201
Substâncias: Boldenona, Pregnanediol
Início da Suspensão: 11/07/2018
Evento: CSI5* – Calgary, Spruce Meadows, (CAN) 6-10.06.2018

DESCRIÇÃO DAS SUBSTÂNCIAS:

*Boldenona
Boldenona, conhecido por Δ¹-testosterone é um esteroide anabolizante, com propriedades androgênicas. A boldenona nunca foi comercializada. Ela é utilizada na veterinária.

**Pregnanediol
Traduzido do inglês-O pregnanodiol, ou 5β-pregnano-3α, 20α-diol, é um produto metabólico inativo da progesterona. Um teste pode ser feito para medir a quantidade de pregnanediol na urina, que oferece uma maneira indireta de medir os níveis de progesterona no organismo.

Em breve novidades sobre o caso.

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.