Por Fora
das Pistas

Notícias

Foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

1 de junho de 2017

Santa Maria recebe quinta seletiva ao Freio de Ouro

O ciclo do Freio de Ouro chega a sua quinta classificatória no próximo final de semana. Depois do Bocal de Ouro e da Classificatória de Esteio, além das etapas internacionais no Uruguai e na Argentina, é a vez da cidade de Santa Maria (RS) receber os conjuntos que buscam, no Parque de Exposições da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mais oito vagas para a grande final em Esteio (RS), durante a Expointer.

De acordo com o vice-presidente técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Luiz Martins Bastos Neto, a pista de qualidade e com estrutura, assim como o gado que vai ser disponibilizado para a prova, devem dar condições para um bom nível de competição, além dos conjuntos que vem mantendo alto padrão no ciclo. “Provavelmente tenhamos uma classificatória com um nível muito bom e com alta qualidade. Tem tudo para ser uma grande semifinal”, projeta.

Para Daniel de Souza Melo, que será um dos responsáveis pelo julgamento das Fêmeas juntamente com Roither Bez Barzan e Francisco Martins Bastos Sobrinho, a expectativa é a melhor possível para a seletiva, especialmente pela representação de criatórios da Metade Norte do Rio Grande do Sul, que vem obtendo resultados importantes na raça Crioula. “Esta é uma região composta por criatórios de muita excelência, qualidade e tradição”, enfatiza.

Já Mauro Ferreira, que vai compor o trio de jurados dos machos com Lauro Martins e Renato Morrone, avalia que a classificatória tem uma expectativa alta, pois este vem sendo um ciclo extremamente competitivo e isso traz a perspectiva de uma prova bastante disputada. “E ficamos satisfeito em atuar em uma prova que é a nossa ferramenta de seleção da raça. E é uma ferramenta importante que revolucionou o Cavalo Crioulo e vem tendo influência em toda a América”, observa.

O circuito do Freio de Ouro 2017, organizado pela ABCCC, conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson e Ford. O apoio é da Supra.

Confira a programação

1º de junho de 2017 (quinta-feira)

09h – Inicio Admissão Classificatória – Fêmeas
10h – Término Admissão Classificatória – Fêmeas
10h – Inicio Admissão Classificatória – Machos
11h – Término Admissão Classificatória – Machos
13h – Julgamento Morfológico Classificatória – Fêmeas
15h – Julgamento Morfológico Classificatória – Machos

2 de junho de 2017 (sexta-feira)

8h30min – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas – Fêmeas
13h30min – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas – Machos

3 de junho de 2017 (sábado)

8h30min – Mangueira – Fêmeas/Machos
14h – Prova de Campo – Fêmeas/Machos

4 de junho de 2017 (domingo)

9h – Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova Campo)
12h – Encerramento e entrega de Prêmios

Fonte: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

  • Compartilhe
  • <