Por Fora
das Pistas

Acontece

Rodrigo Sarmento recebe o Trofeu Pedro Valente das mãos de Joana Valente, Beth Assaf e Felipe Gomes presidente da SHB; Foto: Beatriz Cunha

19 de novembro de 2016

Rodrigo Sarmento triunfa no Clássico do Aniversário da SHB e leva troféu Pedro Valente

Emoção a cada percurso do desempate do Clássico de Aniversário da SHB. Dos 50 que largaram na primeira volta, apenas dez conjuntos passaram ao desempate da delicada prova  armada por Hélio Pessoa na noite deste sábado, na pista Roberto Marinho.  Conjunto vencedor do ano retrasado, Pedro Muylaert e Chamant, pararam o cronometro em 38.26s sem faltas. Mas o que parecia um ótimo tempo, com cara de bi, praticamente foi pulverizado por Zé Roberto Reynoso e Galip. Com seus 36.28s, eles já tinham uma mão no Troféu Pedro Valente.

Leandro Giunchetti ainda tentou ficar com o prêmio, que leva o nome de seu sogro, mas terminou com 38.58s. Parecia mais uma vitória do paulista Reynoso, mas ainda  faltava um último conjunto à disputada segunda volta.  E era Rodrigo Sarmento e seu veloz, muito veloz,  Calvorado  JMen,  que entraram para vencer  e tiraram o fôlego da torcida até que, ao cruzar a bandeirola final, o relógio marcava 36.06. Tinham batido Zé Roberto e eram os vencedores!

“Consegui, consegui ganhar do gordinho!”, saudou o cavaleiro mineiro Sarmento no paddock. “A estratégia era correr atrás Zé e ser mais rápido que ele. Só isso”, disse o cavaleiro de 45 anos, um currículo lotado de vitórias, que atribuiu ao seu cavalo, um BH de 15 anos, o mérito pela vitória.

“Já tive muitos cavalos importantes, mas este vai ficar no meu coração. Ele sempre dá o melhor, está sempre disposto, tem um coração enorme”, festejou o campeão.

E o resultado final do Clássico ficou assim: vencedor, Rodrigo Sarmento e Calvorado Jmen, segundo  José Roberto Reynoso Fernandez e Gallipe e em terceiro Pedro Muylart e Chamant. Maria Fernanda Artman Severo foi a melhor Junior, sem faltas na primeira volta com Darius Sabemi.

Troféu Perpétuo Nelson Pessoa
Durante a tarde, aconteceu o lançamento do Troféu Perpétuo Nelson Pessoa, que será oferecido ao vencedor do GP do CSI-W do Rio de Janeiro, a partir de 2017, uma réplica em bronze do salto no muro de 2.33m de Neco com a água Miss Moet. A diretoria da Hípica também comunicou  que, a partir do ano que vem,  a maior pista do clube, a de treino que tem vista do novo picadeiro, se chamará Pista Nelson Pessoa.

A cerimônia contou com a presença do presidente do Clube, Felipe Gomes, do presidente da FEERJ, Rodolpho Figueira de Mello, do homenageado e diversos familiares seus  como a irmã e o irmão, Helio Pessoa, também cavaleiro, além do Secretário Nacional de Esportes, Leandro Cruz Fróes. Também foram homenageados com uma placa de bronze  festejando o aniversário da Sociedade Hípica Brasileira, com a imagem do novo picadeiro coberto, cavaleiros internacionais e olímpicos do clube como Fabio Leivas, Vinicius da Motta e João Aragão.

Neco agradeceu a lembrança e elogiou a iniciativa conjunta da SHB e da FEERJ:”É muita emoção ser homenageado pelo clube onde aprendi a montar, onde tudo começou e pelo qual tenho muito carinho. O clube está lindo, é o  melhor  clube hípicos do mundo.  Também quero parabenizar a diretoria por este novo picadeiro que está maravilhoso”, disse Nelson Pessoa, um dos mais premiados e reverenciados cavaleiros do mundo.

Demais competições de sábado
Na prova de 1.30m. Fabiana Destefano foi a melhor entre os Amadores Top,  Rodrigo Lima entre os Master  Top e Takeo Mihayra levou o troféu de campeão do Jovem Cavaleiro Top. Cel Ruy Couto venceu no 1.20m entre os amadores, Andreia Stoiacov entre os Jovem Cavaleiros e Maria Pucci foi a melhor Mirim.  E,  na prova de 1 metro, Nathalia Espírito Santo foi a mais rápida no desempate entre os Amadores B, Pamela Fernandes chegou mais perto do tempo ideal entre os Jovem Cavaleiros B e João Marcelo Ergoroff foi o melhor Mini Mirim.

Neste domingo, a partir das 17 horas, é a vez do Grande Prêmio Roberto Marinho. Instituído há 27 anos para homenagear um dos maiores incentivadores do clube e patronos do esporte, o GP do Troféu Roberto Marinho virou um clássico do calendário hípico nacional.

As provas CSN de Aniversário da SHB vão de sexta a domingo a parti das 9 horas. O evento é aberto ao público e a entrada é franca. Todas as competições serão transmitidas ao vivo e os resultados também podem ser conferidos online, em tempo real, através do site www.shb.com.br ou do aplicativo da SHB disponível para as plataformas Android e IOS.

O CSN de Aniversário da SHB conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte, Governo Federal, Multiplan, Village Mall, Osklen, Ceratti, Maison du Cavalier, AD Life Style, e chancela de FEERJ e CBH.

Resultados:
 SÁBADO -19/11/2016
PROVA No 5 – 0.90M – ESCOLAS E MASTERS
1-      Leonardo Lemos/Ratina/SHB
2-      Isabel Manechy/Candy/SHb
3-      Ana Sofia de Borbon/Prince de Coquerie
PROVA No 6 – 1.00M – Amador B, Jovem Cavaleiro B e Mini Mirim AMADOR B
Amador B
1-      Nathalia Espirito Santo/Becker Aragon/FEERJ
2-      Gabriela Marisn Franco/Quidarco Metodo/FEERJ
3-      Maria Elisa Gonzaga/Campari Blue/FPH
Jovem Cavaleiro B
1-      Pamela Fernandes/Natividade LCF/FEERJ
2-      Maria Eduarda Cordeiro/Amelie Poulan/FEERJ
3-      MARUAN BIASI EL ACHKAR/Inexplicacble/FCH
Mini Mirim
1-      JOAO MALUCELLI EGOROFF/SUNSHINE/FPH
2-      PIETRA CAROLINA MANUCCI BIZZOTTO/DONNA ML/FPH
3-      CAMILA ALVARES CORREA DE SIQUEIRA/BANDOULIN/FPH
PROVA No 7– 1.20M Amador, Jovem Cavaleiro, Mirim
Amador
1-      Cel Ruy Menescau Couto/Imperius/CDE
2-      Anna Luiza Araujo Pinho/RNB de Paq/FEERJ
3-      Luis Carlos Nolasco/Vaig/FEERJ
Jovem Cavaleiro
1-      ANDREIA STOIAHOV/SL Infante/FPH
2-      Ana Figieiro Pineiuro/Riviera da Lagoa/FHMG
3-      Lucas de Lucca/EL CHICO VAN T ZILVERHOF/FPH
Mirim
1-      Maria Pucci/Cheval Lord List/FPH
2-      Otaviano Vilaça/Qaldino Infant/FPH
3-      Maria Pinheiro/Badajoz Itapuã/FPH

PROVA No 8– 1.30M Amador Top, Jovem Cavaleiro Top, Pré Junior e Master Top
Amador Top
1-      Fabiana Ramos Destefano/Irlanda das Umburanas/FPH
2-      Isabela Lins Veiga/Arthos/FPH
3-      Cicero Faustio Barros/Chaparral II Jmen/FPH
Master Top
1-      Rodrigo Lima/Chantalibre do Santo Antonio/FEERJ
2-      Luciano Blessmann/Vainqueur/FEERJ
3-      Yves Sportiello/Lupicour/FEERJ
Jovem Cavaleiro Top
1-      TAKEO VERAS MIYAHIRA/MSC HIM-S/FEERJ
2-      AUGUSTO FIGUEIRA/ATLANTIS II/FEERJ
3-      RIKKI BAKER/EL STAR/DINAMARCA

PROVA No 9 CLASSICO – TROFÉU PEDRO VALENTE  (com início às 18:00 h) – 1.40M – Junior e Sênior
1-      Rodrigo Sarmento/Calvorado Jmen /FHMG – 0/0 – 36.06
2-      José Roberto Reynoso Fernandez/Galip/FPH -0/0 – 36.28s
3-      Pedro Muylaert/Chamnt/0-0- 38.26
4-      Leandro Junqueira Giunchetti/Berlin H/FPH -0/0-38.58s
5-      Jose Luis Guimarães de Carvalho/Colman Cooper/FPH – 0/0-40.10s
6-      Lucas Costa Araujo/JCR Qauntico/FHMG – 0/0-40.51s
Fonte: CPC

  • Compartilhe
  • <