Por Fora
das Pistas

Acontece

Rodrigo Pessoa foi o único a vencer a grande final da Copa do Mundo três vezes seguidas; Foto: Global Tour

16 de março de 2017

Rodrigo Pessoa é nomeado Diretor Técnico de Alto Desempenho da Irlanda

A Horse Sport Ireland, o Governing Body for Equestrian Sport na Irlanda, tem o prazer de anunciar que o brasileiro Rodrigo Pessoa foi nomeado Diretor Sênior de Alto Desempenho (incorporando o papel de Chefe de Equipe) da equipe irlandesa de Salto.

Ex olímpico e Copa do Mundo, Rodrigo é um dos mais bem sucedidos cavaleiros de salto da história moderna. Possui três medalhas olímpicas, uma de Ouro e duas de Bronze e foi vencedor da final da Copa do Mundo de 1998 a 2000 com o garanhão SF Baloubet du Rouet. A sua carreira glamorosa inclui mais de 70 Grandes Prêmios de topo e múltiplas presenças em Copa das Nações pelo Brasil.

Rodrigo, de 44 anos é filho do lendário Nelson Pessoa e os dois tem tido fortes ligações à equipa irlandesa durante as suas brilhantes carreiras. Nelson Pessoa obteve inúmeros sucessos montando vários cavalos irlandeses (ISH) incluindo o castrado Special Envoy, com o qual Nelson terminou em 2º lugar a Copa do Mundo realizada em Gotemburgo, Suécia em 1991. Rodrigo em 1992 montou Special Envoy nos Jogos Olímpicos de Barcelona em que se classificou nos dez primeiros.

Rodrigo Pessoa depois desta nomeação disse, “Estou radiante por trabalhar com este grupo de cavalos e cavaleiros num futuro próximo. No fim de Agosto teremos o Campeonato da Europa onde queremos ter uma forte equipa para batalhar pelas posições de topo. Agradecemos ao Horse Sport Ireland por nos ter dado esta oportunidade de trabalharmos juntos. Na minha atual posição irei focar-me no plano de alta competição 2017/2020 e nos objetivos para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.”

Em 2014, Rodrigo Pessoa, que fala inglês, francês, alemão, italiano, português e espanhol, foi eleito por seus companheiros de hipismo o representante dos Atletas no Comitê de Salto da FEI (Conselho Mundial de Desporto Equestre).

Rodrigo é ex-presidente do International Jumping Riders Club (IJRC). A IJRC foi formado em 1977 por um grupo de 25 cavaleiros internacionais que incluíram David Broome, Raimondo D’Inzeo, Paul Schockomöhle e o pai de Rodrigo, Nelson Pessoa. Os objetivos do IJRC incluem, promovendo a imagem do salto, o desportivismo e o fair play, para apoiar as associações nacionais e internacionais e os organizadores internacionais de salto a colocarem as opiniões dos atletas em matéria de regras e regulamentos perante o órgão de governo mundial. Rodrigo Pessoa também foi treinador de muitos cavaleiros de topo em todo o mundo. Em 2012, Rodrigo Pessoa foi escolhido como porta-bandeira dos Jogos Olímpicos de Londres.

“Em nome do Comitê de Alto Desempenho do Salto Alto de HSI, saúdo a nomeação de Rodrigo Pessoa e espero que seja um bom augúrio para a Equipe Irlanda em nossa tentativa de qualificar uma equipe para os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020”.

James Kennedy, CEO da Horse Sport Ireland, acrescentou: “Eu desejo Rodrigo a melhor sorte em sua nova posição e estamos ansiosos para um novo capítulo no Irish Show Jumping com um objetivo comum de entregar medalhas”.

Fonte: Horse Sport Ireland

  • Compartilhe
  • <