Por Fora
das Pistas

Notícias

10 de setembro de 2019

RIP – Sr. Benedito Moreira, figura ilustre da indústria do cavalo QM

A ABQM comunicou nessa segunda-feira, 09 de setembro o falecimento do Benedito Alves Moreira ou Dito Moreira, como era conhecido. Nascido em outubro de 1943, na cidade de Piratininga (SP), tornou-se referência no treinamento de importantes exemplares da raça Quarto de Milha.

E um dos momentos marcantes de sua história ocorreu durante o Campeonato Nacional e Potro do Futuro de 1991, em Bauru (SP), quando foi homenageado com o título de: “O cavaleiro mais antigo da ABQM”.

Em uma das matérias publicadas na edição 97 (agosto de 1994) da Revista Quarto de Milha, ele contou que seu envolvimento com o Quarto de Milha começou aos 34 anos de idade, quando ainda era peão de comitiva e transportava boiadas na região de Assis e Echaporã, cidades do interior do Estado de São Paulo. Nessas inúmeras viagens, passando pela Fazenda King Ranch, em Rancharia (SP), decidiu dedicar-se à profissão de domador. Benedito recordava, então, que a afinidade com o Quarto de Milha fora instantânea. Havia ficado fascinado pela musculatura, inteligência, docilidade, beleza, velocidade e pela força dos animais da raça.

Dito Moreira foi também homenageado no Hall da Fama da ANCR em 2018. Ele tinha 76 anos, era pecuarista, proprietário do Sítio do Barreiro, no Município de Piratininga (SP), onde criava gado leiteiro e cavalos Quarto de Milha.

Com infos ABQM

 

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.