Por Fora
das Pistas

Notícias

27 de outubro de 2017

Rio de Janeiro recebe Credenciadora Mista ao Freio de Ouro

O município carioca de Sapucaia realiza entre os dias 2 e 5 de novembro Credenciadora Mista ao Freio de Ouro 2018. A prova ocorre no Centro Hípico da cidade e é organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Rio de Janeiro – Vilson Charlat de Souza, juntamente com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Também estarão presentes animais de outros Estados, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Distrito Federal. Faltando menos de dez dias para a prova, 20 exemplares já estão inscritos e são esperadas mais inscrições até a próxima terça-feira, dia 31 de outubro.

Junto à Credenciadora ocorrerá também a  primeira etapa do Campeonato Carioca de Team Penning e Ranch Sorting. De acordo com o presidente do Núcleo de Criadores do Rio de Janeiro, André Machado, o  circuito de Sapucaia é a maior pista coberta do Brasil, com piso excelente e gado europeu. Por ser aberto à todas as raças, afirma que é esperado um grande número de outras raças dentro do parque para ver o Cavalo Crioulo trabalhar. “Tem muita gente que tem curiosidade de ver a raça Crioula e só tem esta oportunidade pela televisão. Acredito que agora com a abertura desse campeonato carioca vários participantes de outras raças poderão apreciar o nosso cavalo trabalhar”, observa.

Além da Credenciadora Mista, da Team Penning (Campereada) e Ranch Sorting, também serão realizados o Freio do Proprietário, Freio Jovem e Concentração de Machos. Machado destaca o trio de jurados de alto gabarito, assim como o técnico Thiago Andreolla Persici e a grande estrutura montada para receber o público e participantes das provas.

Segundo Machado, o mercado carioca para a raça Crioula é hoje basicamente para o competidor, e modalidades como o Team Penning e Ranch Sorting vêm dando uma visibilidade maior para o usuário da raça. Salienta que são modalidades que trabalham muito com o gado e o Cavalo Crioulo é nato para isso. “Nós acreditamos que o mercado está bem aberto para a nossa raça e como é uma região de fomento, a ABCCC vem nos apoiando junto ao Campeonato Carioca. Nós vamos pleitear no final do Campeonato os melhores trios para poder correr a final da Campereada, do Ranch Sorting e da Mista no ano que vem”, ressalta.

Confira a programação

3 de novembro de 2017 (Sexta-feira)

9h – Concentração de Machos
10h – Admissão dos Animais
12h – Almoço
14h – Mesa redonda e troca de experiências
17h – Morfologia da Credenciadora
18h – Team Penning – Classificatória
20h – Entrega de prêmios e carreteiro
21h – Show musical

4 de novembro de 2017 (Sábado)

9h – Andadura, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarrada (Credenciadora/Freio do Proprietário Amador e Master/Freio Jovem Aspirante e Infantil)
12h – Almoço
14h – Mangueira (Credenciadora/Freio do Proprietário Amador e Master/Freio Jovem Aspirante)
16h – Campo (Credenciadora/Freio do Proprietário Amador e Master)
17h30min – Paleteada (Freio Jovem Aspirante e Infantil)
18h – Ranch Sorting
20h – Final do Team Penning
21h – Show musical

5 de novembro de 2017 (Domingo)

9h – Mangueira (Credenciadora/Freio do Proprietário Amador e Master/Freio Jovem Aspirante e Infantil)
10h30min – Bayard-Sarmento (Credenciadora/Freio do Proprietário Amador e Master/Freio Jovem Aspirante e Infantil)
12h – Campo (Credenciadora/Freio do Proprietário Amador e Master/Freio Jovem Aspirante)
13h – Entrega de prêmios

Fonte: Rejane Costa/AgroEffective

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.