Por Fora
das Pistas

Notícias

Haras em Pirapora do Bom Jesus tem 40 cavalos (Foto: Reprodução/ TV TEM)

16 de outubro de 2016

Região de Sorocaba é um dos mais importantes polos equestres do Brasil

A região de Sorocaba (SP) reúne um pouco do que há de melhor na criação de cavalos no País. Os haras apresentam animais bonitos, elegantes e valorizados e o Nosso Campo foi aos locais ver tudo isso de perto.

Josias Leite trocou a capital paulista por Pirapora do Bom Jesus (SP). O haras dele tem 40 cavalos, que participam de concursos para ajudar a valorizar o plantel. Mas, a maior parte do lucro vem do melhoramento genético. Josias compra sêmen de garanhões e vende os potros; filhos de éguas campeãs. O valor de cada filhote chega a R$ 200 mil.

André Santos trabalha como adestrador. Veio para a região há 20 anos em busca de oportunidades e encontrou um mercado forte.

De acordo com a Universidade do Cavalo, a região conta com mais de 600 haras. Juntos, atraem centenas de profissionais, que atuam em diferentes áreas.

O cavaleiro  João Victor Marcari Oliva tem 20 anos, treina em Araçoiaba da Serra (SP) e defendeu a equipe de adestramento do Brasil na Olimpíada do Rio.

Ele diz que a localização da coudelaria da família é uma vantagem, afinal a maioria das competições é realizada em São Paulo (SP).

O Nosso Campo é exibido aos domingos, às 7h25, na TV TEM! Para participar, envie um e-mail para nossocampo@tvtem.com

Fonte: Nosso CampoTV TEM

  • Compartilhe
  • <