Por Fora
das Pistas

Notícias

Fotos: Telmo Emerin

23 de novembro de 2016

Rafael Ramos Kaipper é tricampeão do Noturno (RS)

Sem perder o título de evento hípico mais antigo do Brasil, o Festival Hípico Noturno realizou sua 57ª edição nos dias 17 a 20 de novembro de 2016, sempre nas dependências do 4º Regimento de Polícia Montada, Regimento Bento Gonçalves, em Porto Alegre/RS. O tradicional evento tem seu maior diferencial por realizar a prova principal sempre à noite, exigindo extrema técnica dos cavaleiros e amazonas devido à dificuldade noturna e pista pequena, a céu aberto.
Participaram das provas cerca de 250 conjuntos (cavalo+cavaleiro) durante os quatro dias, disputando diversas categorias: do ranking das escolas até provas de amadores e cavalos novos, provas-show até a principal de 1m30. A programação ocorreu durante o dia inteiro, iniciando 9h da manhã até às 22h.

O sucesso do evento, além do show de saltos, também é devido à programação cultural e artística. Durante o dia, lojas e expositores divulgam seus produtos e negócios, e a noite um show musical encerra a competição. Neste ano tivemos: Escola de Samba, vencedora do carnaval 2016, Imperatriz Dona Leopoldina; Éverton Maciel; Fabrício Vigueiras e Claus e Vanessa encerrando o Festival.

O evento sempre reúne atletas de renome do esporte nacional durante todas estas edições. Neste ano, atletas estrangeiros foram convidados, da Argentina, Chile e Uruguai, além de vários participantes do Brasil: SC/PR/SP/RJ/MG/PE/MS/MT/PA/GO.

Depois de três dias de competições, muito concorridas, para definir o campeão do FHN2016 o título ficou com Rafael Ramos Kaipper, natural de Santa Maria, representante da Federação Catarinense de Hipismo, montando SVR Farândula que obteve o tri campeonato, e o segundo ano consecutivo de vitória (2009, 2015 e 2016), vice-campeão para Luiz Otávio Cabral e Hinnigcon Van Het Russelveld e terceiro lugar para Rafael Lima e Camarada GMS, ambos pela Sociedade Hípica Porto Alegrense.

O domingo, 20, além da decisiva prova que definiu o tri campeão Rafael Kaipper, também foi palco para o Grande Prêmio Brasken, disputado em dois percursos distintos. Com dois percursos sem faltas e o segundo extremamente rápido, Rafael Lima e Camarada GMS garantiram o primeiro posto da prova. Segundo lugar para Rafael Kaipper com SVR Farândula, terceiro Luiz Otávio Cabral e Hinnigcon, quarto para Pietra Bilhalva e Corinne, também da Sociedade Hípica, quinto lugar Ana Paula Matte e Sprit VH Hezerhof pela Escola de Equitação Cristal e sexto para Gustavo Xavier e Cantana Beerquie pelo Centro Hípico Porto Palmeira, de Campo Bom.

A série Intermediária, 1m20, também disputada em três dias e categoria aberta, ou seja, amadores e profissionais na disputa tiveram dois atletas amadores no pódio. O campeão foi Fernando Wallau e Tricos, pela Sociedade Hípica Porto Alegrense, vice-campeão Bruno Tavares e QI De Bergeries, pela Escola de Equitação Cristal e terceiro lugar para o profissional Cristóvão Dellagerisi com Emily Polana, de Passo Fundo.
A estrutura do local teve melhorias. Para não prejudicar os atletas participantes devido a alterações climáticas, máquinas de manutenção dos pisos de areia e grama estavam diariamente operando na melhoria das pistas de competições.

O comitê organizador entregou a qualidade de sempre, já característica do evento: competições de alto nível, ambiente descontraído e agregador, festas e muito alto astral, e ainda 56 mil reais em premiação geral.

As demais séries foram vencidas por:

Série Preliminar – 1m10:
Campeã: Manoela Menezes com HFB Lady Top – Hípica Santa Thereza (Viamão)
Vice-campeã: Chiara Paskulin com Billie Boy – Hípica Santa Thereza
Terceiro: Fernando Wallau com Pretty Fleur Jmen – Soc. Hípica Porto Alegrense

Série Extra – 1m:
Campeão: Maurício Basso com Bandick – Escola de Equitação Cristal
Vice-campeão: Tenente Félix com SL Vilão – Chile
Terceiro lugar: Cinara Machado com FG Alegra – Centro Hípico Recanto do Pinheiro

Mini mirim:
Campeã: Giovana Quadros Chisté com Mulher Maravilha – Escola de Equitação Cristal
Vice-campeã: Manuela Zanotelli com Lovely Jmen – Centro Hípico Dellagerisi (Passo Fundo)
Terceiro lugar: Gabriel Soares com Manoel – Hípica do Vale (Novo Hamburgo)

Cavalos Novos 4/5 anos:
Campeão: Ciro Abel Pinto e Erina Beerquie – Hípica Santa Thereza (Viamão)
Vice-campeão: Sargento Janotti com Seiva do Rincão – 3ºRCG
Terceiro lugar: Gustavo Xavier e HGG Caroline – Centro Hípico Porto Palmeira (Campo Bom)

Cavalos Novos 5/6 anos:
Campeão: Sargento Alberi com Smile das Umburanas – 4ºRPMon
Vice-campeão: Felipe Godoi com HMD Brigitt – Centro Hípico Recanto do Pinheiro
Terceiro lugar: Felipe Godoi com HMD Coronado – Centro Hípico Recanto do Pinheiro

Fonte: LM Comunicação Empresarial

  • Compartilhe
  • <