Por Fora
das Pistas

Notícias

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

11 de maio de 2017

Qualidade uruguaia entra em pista no Freio de Ouro

Já tradicional no cenário do Freio de Ouro, o Uruguai recebe entre os dias 11 e 14 de maio sua classificatória para a modalidade da raça Crioula. O evento, promovido pela Sociedad de Criadores de Caballos Criollos del Uruguay, ocorrerá no Parque de Exposições do Prado, em Montevidéu, e integra a programação da Expo Otoño Equinos 2017, décima terceira Festa do Cavalo no Prado.

Conforme Rodrigo Py, que será um dos jurados com Carlos Marques Gonçalves Neto e Gustavo Weiand, a expectativa para a competição é a melhor possível, pois há bastante tempo o Uruguai está integrado dentro do Freio de Ouro. “No início do processo os criadores do país abriram as portas para a genética e a mão-de-obra do Brasil. Com isso os uruguaios tiveram uma evolução muito rápida e se consolidaram no cenário, com animais premiados e participação na final”, salienta.

Py lembra também da participação de animais de criatórios brasileiros na seletiva ao Freio de Ouro no Uruguai, o que aumenta a competitividade, mas também é motivo para a troca de experiências. “Teremos animais do Brasil, especialmente mais ao Sul do Rio Grande do Sul, que por questão de facilidade de transporte competem em Montevidéu e isso acaba abrilhantando e criando um intercâmbio de conhecimento entre brasileiros e uruguaios”, ressalta.

O circuito do Freio de Ouro 2017, organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson e Ford. O apoio é da Supra.

Fonte: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

  • Compartilhe
  • <