Por Fora
das Pistas

Notícias

Campereada - Crédito Felipe Ulbrich ABCCC Divulgação

25 de setembro de 2018

Provas Esportivas do Cavalo Crioulo têm finais unificadas em Esteio

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) diferentemente do ano passado, nesse ciclo optou por unificar as finais das provas esportivas como forma de uma maior integração entre os concorrentes. A partir da quarta-feira, dia 26 de setembro, até domingo, dia 30, serão realizadas as finais das modalidades Ranch Sorting, Movimiento a La Rienda, Campereada e Freio do Proprietário, no espaço do Cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

O vice-presidente de Eventos da ABCCC, Eduardo Azevedo, afirma que o objetivo em unir as finais é fomentar a participação dos concorrentes em mais de uma modalidade. “A ideia é de que alguém, por exemplo, que participe do Movimiento a La Rienda, também possa estar no Freio do Proprietário, ou de quem está na final do Ranch Sorting, participe da Campereada, promovendo dessa forma uma maior integração entre as provas”, explica.

Azevedo destaca que a ABCCC trabalhou bastante com foco nas provas esportivas como forma de crescimento da raça, novos investidores, e, inclusive, para os próprios negócios com cavalo que dependem muito delas. Coloca que os principais responsáveis por alavancar essas modalidades foram as subcomissões e seus coordenadores, uma vez que a Associação tem um trabalho direcionado para as provas de seleção de raça. “Claro que a ABCCC dá o suporte, apoio, trabalha junto, mas depende muito das subcomissões e todas trabalharam muito bem. E a expectativa para as provas esportivas é muito boa,” salienta.

A prova Ranch Sorting é nova, está indo bem e terá agora a sua primeira final, informa Azevedo. Essa modalidade vem ganhando espaço no Brasil há aproximadamente dez anos e neste ciclo completa um ano como prova oficial da raça Crioula. A final acontece dia 26. Com relação ao Movimiento a La Rienda, o dirigente lembra que é uma prova realizada há mais tempo e nesse ciclo recebeu uma atenção maior. A final acontece nos dias 27 e 29, com cinco categorias definindo seus campeões. “A expectativa é de crescimento da prova com a presença de mais concorrentes”, observa.

A Campereada, de acordo com Azevedo, também já é uma prova realizada há bastante tempo. Nos dias 27 e 28, acontece com novidade o encerramento do ciclo 2018 da Campereada-Team Penning, após mais de 20 etapas, que mobilizaram mais de 700 participantes. Pela primeira vez a Campereada Jovem vai entrar em pista, com dois trios na grande final.

Já a final do Freio do Proprietário vai acontecer entre os dias 28 e 30 e, por regulamento, estão aptos a participar da fase final os 48 concorrentes mais pontuados nas credenciadoras de cada categoria. A modalidade permite que proprietários ou os parentes de primeiro grau entrem na disputa com os próprios cavalos e é baseada no Freio de Ouro. Azevedo destaca que foi a prova que mais cresceu devido ao trabalho diferenciado realizado pela subcomissão e seu coordenador Fernando Gonzales. “O Freio do Proprietário conseguiu novos adeptos em razão do excelente trabalho da subcomissão. Estamos esperando para esta final um número muito expressivo de concorrentes”, enfatiza, lembrando que está tudo pronto e com a final do Rédeas de Ouro na outra semana, encerra-se o ciclo de trabalho da atual diretoria da ABCCC.

Confira a programação

26 de setembro de 2018 (quarta-feira)

14h – Admissão do Ranch Sorting
15h – Final Ranch Sorting

27 de setembro de 2018 (quinta-feira)

7h – Admissão da Campereada
8h – Início da Final Nacional da Campereada (3 voltas)
14h – Admissão Movimiento a La Rienda (Profissional A e B e Crioulos do Futuro)
15h – Final Nacional de Movimiento a La Rienda (Profissional A e B e Crioulos do Futuro)
19h – Admissão do Freio do Proprietário

28 de setembro de 2018 (sexta-feira)
07h30min – Final Nacional do Freio do Proprietário – Amador A e B (And., Fig., VSP e Esb.)
Final Nacional do Freio do Proprietário – Master A e B (And., Fig., VSP e Esb.)
19h – Fase Final Nacional da Campereada

29 de setembro de 2018 (sábado)
8h – Continuação da Final Nacional do Freio do Proprietário – Amador e Master A e B (Mangueira)
13h30min – Continuação da Final Nacional do Freio do Proprietário – Amador e Master A (Campo)
Continuação da Final Nacional do Freio do Proprietário – Amador e Master B (Bay/Sar)
18h – Final Nacional de Movimiento a La Rienda (Amador A e B)

30 de setembro de 2018 (domingo)
8h – Continuação da Final Nacional do Freio do Proprietário – Amador e Master A (Fase Final)

Fonte: Rejane Costa/AgroEffective

 

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.