Por Fora
das Pistas

A iniciativa tem papel social junto aos carroceiros que têm o cavalo como fonte de renda para a família

2 de novembro de 2016

Projeto de Medicina Veterinária oferece tratamento gratuito para cavalos utilizados em carroças

Promover a saúde e o bem-estar dos cavalos utilizados em carroças, garantindo melhores condições de trabalho, é o ponto chave do projeto “Carroceiro legal não maltrata animal”, realizado pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Rio Verde – UniRV no último domingo, 20, no município de Santo Antônio da Barra (GO).

A iniciativa tem papel social junto aos carroceiros que têm o cavalo como fonte de renda para a família. Ao mesmo tempo, o projeto contribui com a formação dos futuros médicos veterinários, pois oferece material para que os acadêmicos possam desenvolver suas habilidades em clínica de equídeos.

À ocasião, os discentes realizaram atendimento clínico e exame de sangue. O Projeto é coordenado pelo professor Dr. Rodrigo Garcia Motta e contou com a colaboração da Prefeitura de Santo Antônio da Barra e de vereadores locais.

Segundo ele, a principal proposta da atividade é conscientizar os donos dos animais sobre a importância de mantê-los sempre saudáveis. “O combate aos maus-tratos é o ponto fundamental de nosso trabalho. Temos recebido muitos casos de traumas e doenças que poderiam ser facilmente evitadas. No entanto, a baixa escolaridade de muitos carroceiros e a falta de responsabilidade, faz com que estes animais sofram e não raramente, morram de fome, exaustão ou então simplesmente são abandonados em vias públicas”, disse.

Fonte: Ascom – UniRV

 

  • Compartilhe
  • <