Por Fora
das Pistas

Notícias

Animais usados para trabalhos de tração são alvo do Projeto Carroceiro, coordenado pela UFRA, em Belém. (Foto: Divulgação)

30 de outubro de 2015

Projeto da UFRA leva atendimento gratuito a cavalos de tração em Belém

O projeto Carroceiro, conduzido pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), irá garantir o atendimento gratuito a cavalos usados em trabalhos de tração a partir da próxima segunda-feira (26), na sede do campus em Belém, de 8h às 14h.

Até o próximo dia 31 de outubro, a equipe do projeto irá oferecer serviços de consulta, curativos, aplicações de vitaminas, vermifugação e microchipagem dos equinos, além de dar orientações aos donos dos animais.

“É importante lembrar que a UFRA não faz fiscalização, resgate e nem tem o poder de encaminhar ninguém à detenção. Nosso objetivo é a reabilitação e o bem estar do animal, então esperamos que os carroceiros tragam seus animais para receber o atendimento clínico necessário”, esclarece o diretor técnico do projeto, o médico veterinário Heriberto Figueiredo.

Na semana da ação são esperados principalmente os animais do entorno da universidade, de carroceiros dos bairros da Terra Firme, Guamá e Estrada Nova. Segundo a equipe do projeto, cerca de quatro mil animais, entre cavalos, burros e jumentos, realizam o trabalho de tração só na região metropolitana de Belém.

Iniciativa
O projeto Carroceiro existe desde 2003, e desde 2009 teve a sede construída nos moldes atuais, sendo financiada com recursos do Ministério da Justiça, através do Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (CFDD). O projeto foi considerado prioritário e premiado na categoria meio ambiente. O objetivo é evitar os maus tratos dos animais, conscientizar os carroceiros e prestar atendimento para reabilitação clínica e cirúrgica. As ações itinerantes do Projeto Carroceiro já passaram por Algodoal, Barcarena, Dom Eliseu, Maracanã, Igarapé-Açu, Capanema, Cotijuba, Vigia e em alguns bairros da capital.

Fonte: Do G1 PA

  • Compartilhe
  • <