Por Fora
das Pistas

Notícias

O programa é destinado ao atendimento de equinos, especialmente os utilizados como instrumentos de trabalho e fonte de renda

12 de novembro de 2015

Projeto Carroceiro em Pinhais atende 47 cavalos

A Seção de Defesa e Proteção Animal, alunos e professores do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizaram mais uma edição do Dia do Carroceiro. O evento ocorreu no mês de outubro e prestou atendimento a 47 cavalos.

O programa é destinado ao atendimento de cavalos, especialmente os utilizados como instrumentos de trabalho e fonte de renda. Durante a ação os animais receberam atendimentos como exame de sangue e de fazes; endoscopia das vias respiratórias, microchip, vermífugo e vacinas contra leptospirose, raiva, tétano e encefalomielite.

De acordo com a médica veterinária da Secretaria de Meio Ambiente, Solange Marconcin, a iniciativa desenvolvida desde 2009 é gratuita e busca melhorar as condições de saúde dos cavalos do município. ”Ficamos muito felizes, pois o crescimento do número de atendimentos mostra que os carroceiros estão de fato se preocupando com a saúde e o bem estar de seus cavalos”, afirma a veterinária.

Como a preservação da saúde dos cavalos depende da colaboração dos proprietários, também faz parte do projeto a orientação e distribuição de materiais informativos. “Trabalhamos a conscientização da população sobre a importância de cuidar bem dos seus animais. Nós buscamos cuidar destes animais, bem como sermos parceiros dos carroceiros, afinal, eles passam todo o tempo com os animais e são os responsáveis pelo tratamento adequado. Daí a importância também das orientações”, destaca Solange.

Fonte: Pinhais.pr

  • Compartilhe
  • <