Por Fora
das Pistas

Notícias

Foto: Fernando Ulhoa

22 de agosto de 2019

Primeira edição do BH Horse Show conta com maior prova de Ranch Sorting do Brasil

O Ranch Sorting é um esporte inspirado em atividades pecuárias, que vem ganhando cada vez mais adeptos, por unir tradição e diversão em família. Para quem tem interesse em conhecer, a primeira edição do BH Horse Show, realizada no Parque da Gameleira entre 29 de agosto e 1º de setembro, traz a maior prova do Ranch Sorting do Brasil e competições em diversas categorias. Na ocasião será distribuída a maior premiação no país, com três carros, três motos e mais de R$70 mil aos vencedores da modalidade.

O evento é gratuito e o público pode assistir às três etapas de classificação, assim como a semifinal e a grande final do GP de Ranch Sorting. Também é possível acompanhar provas oficiais do esporte e a 1ª etapa do Campeonato Mineiro de Apartação.

A raça de cavalo mais utilizada nesse esporte é a Quarto de Milha, conhecida por sua rapidez, potência e docilidade. O BH Horse Show também é a oportunidade perfeita para conhecer mais sobre e até adquirir um deles. Na sexta-feira, 30 de agosto, às 20h, haverá o 1º Leilão BH Horse Show, com a presença de 35 animais. Atualmente, o Brasil é o 2º maior criador da raça no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Para um dos idealizadores do evento, Felipe Tiradentes, essa é a oportunidade de o público mineiro conhecer mais sobre a raça Quatro de Milha, uma das mais versáteis do mundo. “O BH Horse Show reúne o que há de melhor desse universo, com competidores de Ranch Sorting de todo o país, ressaltando o esporte como qualidade de vida em uma programação para toda a família se divertir”, completa o empresário que traz o evento para o calendário anual da cidade.

A AMCT (Associação Mineira do Cavalo de Trabalho), uma das instituições que mais cresce no país com a finalidade desenvolver e fomentar competições equestres, também faz parte da organização do evento, “temos ótimas expectativas para O BH Horse Show, que já estreia com uma estrutura e uma programação completas. Temos certeza que será apenas a primeira de muitas outras edições”, comenta Denio Silva Melo, também um dos idealizadores do BHHS e membro da diretoria da AMCT.

ENTENDA O ESPORTE RANCH SORTING

O Ranch Sorting teve origem nos Estados Unidos, entre 2006 e 2007, e foi inspirado na atividade pecuária de apartação de gado, tão comum nas fazendas do setor. A dinâmica é bem simples: duplas montadas em cavalos devem apartar dez cabeças de gado, encaminhando-as para os currais de maneira organizada.

Os competidores ficam em determinado curral e os gados em outro, em uma pista que lembra o formato do “8” e pode ter entre 15 e 18 metros de diâmetro. Os gados são numerados de 0 a 9 e o locutor indica qual número começará a partida. Se o número escolhido for, por exemplo, “6”, a sequência de gados a serem apartados deve ser 6-7-8-9-0-1-2-3-4-5.

Vence quem ordenar mais cabeças em menos tempo. Caso a dupla faça a ordenação fora da sequência, ela é penalizada com um SAT (Sem Aproveitamento Técnico). Também há penalizações se for usada violência com os cavalos ou gados, já que o esporte preza pelo respeito aos animais.

CULTURA E GASTRONOMIA NO BH HORSE SHOW

Para animar ainda mais a programação, festas e shows acontecem em três dias do BH Horse Show. O espaço Rancho Camarim, que traz o selo de qualidade das Festas Camarim, será o momento para curtir um bom som e continuar na vibe do evento. Na quinta-feira, 29 de agosto a partir das 19h, haverá Roda de Viola com Bruno Cabral convidando o cantor Du Monteiro e DJ Vavá. Já na sexta-feira, dia 30 de agosto, também às 19h, a animação fica por conta da banda Texas Radio, Dj Vavá e Bruno Cabral e banda.

No sábado, 31 de agosto, a partir das 14h, o público poderá aproveitar a atração NaBrasa, uma churrascada que traz o melhor dos assados. O Rancho Camarim do dia começa às 19h, com shows de Gabriel Laender, Du Monteiro, Texas Radio e DJ Vavá. No dia, também haverá apresentação do Grupo de Catira Pedro Pedrinho, de Martinho Campos/MG, com a tradicional dança que ressalta a batida dos pés e das mãos.

Com opções para todos os gostos, o espaço gastronômico do evento é assinado pelo Mercado da Boca, empreendimento que reúne o melhor da boa mesa mineira em um só lugar. Há ainda Espaço Kids para a criançada se divertir.

SERVIÇO:

BH Horse Show

De 29 de agosto a 1º de setembro

Local: Parque da Gameleira (Av. Amazonas, 6020 – Gameleira – BH)

*Entrada gratuita + doação de 1kg de alimento não perecível (exceto fubá e sal) ou 01 agasalho, ingressos em sympla.com/bhhs

Ingressos Rancho Camarim: pré-venda em breve em sympla.com/bhhs

Informações: (31) 3568-8362

PROGRAMAÇÃO:

Quinta-feira – 29 de agosto

12h – 1ª classificação GP BH Horse Show

Apresentação dos animais do leilão

19h – Rancho Camarim – Roda de Viola com Bruno Cabral convida Du Monteiro + DJ Vavá

Sexta-feira – 30 de agosto

9h – Provas Oficiais

2ª classificação GP BH Horse Show

18h – 1º Leilão BH Horse Show

19h – Racho Camarim –Texas Radio, DJ Vavá, Bruno Cabral e banda

Sábado – 31 de agosto

9h – Provas Oficiais

3ª classificação GP

14h – Espaço gastronômico NaBrasa

19h – Racho Camarim –Gabriel Laender, Texas Rádio, Du Monteiro e Dj Vavá.

Apresentação do grupo de Catira Pedro Pedrinho

Domingo – 1º de setembro

9h – 1º etapa do Campeonato Mineiro de Apartação 2019/2020 AMCT

15h – Semifinal GP BH Horse Show

Grande final GP BHHS

Entrega da Premiação

Fonte: Doizum Comunicações

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.