Por Fora
das Pistas

Notícias

Foto: Everton Souza / La Rural Fotografias

31 de março de 2017

Presença feminina ganha força na final de laço do cavalo Crioulo

A Final Nacional do Crioulaço, evento promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), acontece de 21 a 23 de abril no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A competição vai distribuir mais de R$ 70 mil em prêmios. Neste ano, a presença feminina deve crescer em relação a 2016, quando contou com a participação de seis laçadoras. A expectativa da organização é de que este número aumente para em torno de 20 a 30 mulheres.

O coordenador da Comissão de Laço da ABCCC, Fabiano Matter, destaca que o Laço Feminino está muito movimentado na Grande Porto Alegre e no Litoral, e a partir disto surgiu a ideia de conceder uma boa premiação e aumentar a presença de mulheres no evento. O prêmio para esta modalidade no Crioulaço, com meninas acima de 12 anos, será de R$ 3.250 mil. “Com elas vem a família, filhos, pais, namorados, todos dando apoio. E o prêmio é um atrativo a mais”, salienta Matter.

As outras novidades este ano são a abertura de novas modalidades e divisão de outras. Foram criados os Laços Irmãos, Pai e Filho, Pai e Filha. As modalidades Laço Guri e Laço Feminino foram divididas conforme a idade dos participantes. Agora também tem o Laço Piá, com meninos até 12 anos, e o Laço Feminino que manteve o mesmo nome, mas terá dois grupos, um com meninas de até 12 anos e outro com as de idade acima desta faixa etária. Permanecem os Laços Criador e Veterano, assim como as Forças A e B. No entanto, Matter informa que outra novidade é a introdução da Força C. “A Força C é para o pessoal que laça menos. Para ir à final, basta concorrer apenas em um Crioulaço, não precisa ser classificado. Já para se classificar na B tem que laçar mais e na A mais ainda”, explica.

Segundo Matter, a expectativa é ter a presença de, no mínimo, 250 duplas na final. Somando os participantes de todas as modalidades, são esperados cerca de 700 cavaleiros no parque de Esteio. As inscrições já estão abertas no site da ABCCC, www.abccc.com.br, até a manhã do dia 21 de abril. Quem se inscrever na hora pagará valores superiores aos cobrados durante este período.

A programação da Final Nacional do Crioulaço inicia às 8h com a recepção aos visitantes e convidados, seguida das primeiras provas de laço. No dia 22, continuam as modalidades e às 19h ocorre a Abertura Oficial do evento quando homenageados participarão de uma Armada da Abertura, contando ainda com a presença de Ginetes do Freio de Ouro e show. No último dia, domingo, serão realizadas as finais das modalidades a partir das 8h e às 9hs ocorre a final das Forças C, B e A.

Confira a programação:

21 de abril (sexta-feira)

8h – Recepção dos visitantes e convidados
9h – Início das inscrições das modalidades e entrega dos coletes
13h – Laço Veterano, Laço Irmãos e Laço Taça Integração GSW Reboques, Força A e Força B
20h – Tertúlia Livre

22 de abril (sábado)

8h – Laço Criador, Laço Pai e Filho, Laço Pai e Filha, Laço Piá, Laço Guri, Laço Feminino até 12 anos, Laço Feminino acima de 12 anos e Laço Dupla Oficial
12h – Almoço, Laço Dupla Oficial
19h – Abertura Oficial da Final Nacional do Crioulaço; Armada de Abertura(homenageados) e Ginetes do Freio de Ouro, show
23 de abril (domingo)
8h – Finais das Modalidades
9h – Final Força C, B e A

Fonte: AgroEffective

  • Compartilhe
  • <