Por Fora
das Pistas

Notícias

23 de outubro de 2015

Prefeitura deflagra operação para coibir cavalos em praia da Zona Sul

A partir de agora, a tolerância é zero para estacionamento irregular e circulação de cavalos na faixa de areia da Praia de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. A prefeitura iniciou operação, no último domingo (18), para apreender veículos e orientar donos de carroças a não entrar com animais na área.
Agentes da Secretaria-executiva de Direitos dos Animais (Seda), Guarda Municipal, Polícia Militar e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) participaram da ação. De acordo com o coordenador de trânsito, Ivo Andrade, a fiscalização vai continuar nos próximos dias. “Esta área é muito procurada pelos moradores da região e é comum ver veículos estacionados na faixa de areia. A operação não vai terminar. Durante a semana, uma viatura vai dar apoio. Nos fins de semana, o patrulhamento será maior.”

“O trabalho, neste sentido, é de orientação. Nesse primeiro dia nenhum animal de grande porte foi avistado. Contamos com uma equipe de veterinários, que vai avaliar as condições de saúde, mas não haverá apreensão. Os cavalos na praia representam risco à população, porque podem causar acidentes ou transmitir zoonoses”, disse o secretário-executivo de Direitos dos Animais, Rodrigo Vidal.

A ação foi aprovada por quem trabalha na praia. O dono do bar Biruta, André Araújo, relata que a falta de ordenamento afasta os clientes. “Da varanda do restaurante, os frequentadores vêem os cavalos recebendo maus-tratos, entrando na água, isso é péssimo. Alguns até já denunciaram. Além disso, os carros e as motos tomam espaço do banhista”, lamenta.

Fonte: JC online

  • Compartilhe
  • <