Por Fora
das Pistas

Notícias

2 de setembro de 2018

Por que os cavalos comem sal? Entenda a suplementação mineral para equinos

Os cavalos comem sal pois sentem falta do Cloreto de Sódio, que não pode ser adquirido apenas com a alimentação normal. Mas o sal não é o único mineral necessário para complementar a alimentação dos equinos! Por isso vamos te mostrar aqui a importância destes suplementos para a saúde dos animais e como ele pode ser feito no dia a dia.

O sal é o principal nutriente eliminado junto com transpiração dos cavalos, por isso quanto mais esforço físico, mais suor é produzido e mais perda de nutrientes acontece. A reposição dos minerais é importante porque o organismo dos equinos precisa deles para realizar a biossíntese de outros nutrientes e na contração muscular. A falta de sal pode causar insuficiências nutricionais sérias.

Mas existem outros tipos de minerais, além do sal, que também são importantes para a saúde dos equinos. Eles são classificados como macrominerais e microminerais, dependendo das necessidades diárias, que podem ser em gramas ou miligramas, respectivamente. Exemplos de macrominerais são cálcio, fósforo, potássio, enxofre e magnésio. Já os microminerais incluem, por exemplo, ferro, zinco, cobre, cobalto e iodo.

Como os equinos dosam naturalmente a quantidade de sal necessária para o seu organismo, o mineral pode ser oferecido livremente próximo aos estábulos. Alguns equinos não apresentam o consumo mínimo de mineral necessário para o seu organismo, por este motivo o consumo deve ser calculado e, caso necessário, a ingestão forçada será feita junto com o fornecimento a vontade de sal em cochos, para garantir o consumo mínimo.

Os demais macrominerais e microminerais podem ser incluídos ao sal, pois assim serão consumidos com o mesmo equilíbrio que os cavalos naturalmente já impõem a si mesmos. Os suplementos Super Fós Equinos e Super Fós Equinos Vitaminados possuem esse equilíbrio de nutrientes minerais pensados para as necessidades diárias dos equinos.

Fonte: Nutriave

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.