Por Fora
das Pistas

Notícias

18 de julho de 2016

Polpa de beterraba: uma fonte de alta energia para cavalos atletas

A cada dia os donos de cavalos buscam alternativas para suprir as necessidades de seu animal. Talvez o que muitos não saibam é que a polpa de beterraba é um excelente alimento, principalmente, para os cavalos atletas ou de resistência que necessitam de altas calorias. Apesar de ser calórico, não eleva o índice glicêmico e não causa problemas em seu casco.

Outra vantagem, é um alimento ingerido de forma lenta, proporcionando benefício a longo prazo, diferentemente de concentrados de grãos, que são processados pelo corpo rapidamente. Por conter alta concentração de pectina, oferece melhor ambiente pré-cecal e estabiliza o pH, o que resulta no melhor aproveitamento dos nutrientes. Óleo e carboidratos também são indicados.

A fibra da polpa de beterraba, quando adicionada na dieta, melhora a digestão dos alimentos, porque gera menor concentração de ácido lático pós exercício e ajuda a promover uma flora intestinal saudável. E para equilibrar o trato gastrointestinal o ideal é incluir volumoso à vontade.

Além de uma dieta equilibrada e rica em energia, é necessário o fornecimento diário de água limpa e de qualidade. Pois durante os exercícios, os equinos perdem muitos sais minerais através da transpiração. Para que haja um equilíbrio, é necessária a reposição constante de hidroeletrolítico. Para consolidar, é importante observar o funcionamento do trato digestivo, já que o intestino atua como reservatório de água e eletrólitos. Entretanto, quanto maior a demanda de nutrientes, maior é a absorção intestinal.

Para usufruir de todos os benefícios contidos na polpa de beterraba – a Guabi – uma das mais conceituadas empresas no segmento de nutrição e saúde animal lança com exclusividade no Brasil – a Guabitech Beet – única ração com alta concentração de polpa de beterraba (com porcentual de 16%), direcionada para cavalos de alta performance; idosos ou em reprodução.

A Guabi estará apresentando a Guabitech Beet durante a 35ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, até o dia 23 de julho, no Parque de Exposições Bolivar Andrade Gameleira, em Belo Horizonte / MG.

Fonte: LN Comunicação

  • Compartilhe
  • <