Por Fora
das Pistas

Notícias

Haras investem em pistas de treinamento para cavalos de raça

8 de abril de 2018

Pistas com pisos especiais podem ajudar a prolongar tempo de competição de cavalos

O sucesso de um cavalo em competições depende de muitos fatores, como genética diferenciada, boa alimentação e treinamento de qualidade. E é aí que o acesso a uma boa pista faz diferença.

O Nosso Campo visitou um haras em Tietê (SP) que investiu quase R$ 1,5 milhão numa pista de 120 metros de comprimento por 45 metros de largura, totalmente coberta.

O nivelamento do solo é feito duas vezes por dia por um trator com um rastelo especial. Isso impede que o animal tenha a velocidade prejudicada.

O veterinário Felipe Fedozzi explica que os cavalos passam mais tempo em treinamento do que em competição. Por isso é importante para a saúde e longevidade dos animais que a pista esteja bem preparada.

Em outro haras, no município de Boituva (SP), o foco é no treinamento para provas de adestramento e de salto. O piso é forrado com areia fina feita de vidro e conta com pedaços de tecido.

Mariana Thais de Almeida, veterinária e dona do haras, explica que esse tipo de piso ajuda a evitar lesões.

Graças às pistas de treinamento de qualidade, animais que antes deixavam as competições antes dos 13 anos devido ao desgaste, podem continuar competindo por mais tempo.

Leandro Aparecido da Silva é dono de um cavalo da raça holsteiner. Ele, que já participou de olimpíada e jogos pan-americanos, concorda com Mariana e diz que o desgaste em pisos inadequados é fácil de identificar nos animais, mas que com pistas bem preparadas a durabilidade deles no esporte é muito maior.

Veja o vídeo da matéria – AQUI.

Fonte: Por Nosso Campo, TV TEM

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.