Por Fora
das Pistas

Notícias

19 de novembro de 2015

PF deflagra operação contra a importação fraudulenta de cavalos de raça

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta, dia 19, a operação Sangue Impuro, em ação conjunta com a Receita Federal, para combater a importação fraudulenta de cavalos de raça por meio do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Duas pessoas já foram presas.

A PF cumpre mandados, expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, em seis estados: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas, Rio de Janeiro e Minas Gerais; sendo três mandados de prisão, 36 mandados de busca e apreensão, 15 mandados de condução coercitiva e 5 de sequestro de bens (cavalos pertencentes aos investigados). Eles estão sendo cumpridos nas cidades de Campinas, Jundiaí, Indaiatuba, Itu, Araraquara, São Paulo, Santos, Barueri, Embu das Artes, Curitiba, Campo Largo, Rio de Janeiro, Miguel Pereira, Petrópolis, Manaus, Alfenas e Porto Alegre.

As investigações começaram em 2012, quando auditores-fiscais da Receita Federal detectaram indícios de subfaturamento na importação de cavalos, especialmente aqueles destinados a competições nacionais e internacionais. Em um dos casos, o valor declarado pelo animal era de 20 mil euros (cerca de R$ 80 mil), mas a fiscalização detectou que o valor do animal era de 110 mil euros (aproximadamente R$ 440 mil).

Os investigados poderão responder, de acordo com seus atos, pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documentos falsos, facilitação de descaminho e descaminho por via aérea, além de evasão de divisas e lavagem de dinheiro, com penas de 1 a 8 anos de reclusão.

Fonte:Divulgação/PF-SP e Canal Rural

  • Compartilhe
  • <