Por Fora
das Pistas

Notícias

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

7 de junho de 2017

Pelotas é a próxima parada das classificatórias ao Freio de Ouro

O ciclo do Freio de Ouro segue neste final de semana com a classificatória no município de Pelotas (RS), sede da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). De 8 a 11 de junho, na pista do Parque da Associação Rural, os conjuntos disputarão mais oito vagas – quatro machos e quatro fêmeas – para a grande final da modalidade, que ocorrerá no primeiro final de semana da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Para o vice-presidente Administrativo e Financeiro da ABCCC, César Hax, a expectativa é positiva para esta prova, a sexta classificatória do ciclo, especialmente pelo alto nível já demonstrado até o momento desde a primeira seletiva. “É uma classificatória na casa da ABCCC que tem tudo para ser mais uma classificatória exitosa, com um bom número de animais e muita qualidade em pista”, avalia.

Telmo Raimundi Ferreira, que será jurado dos machos com Francisco Martins Bastos Sobrinho e Douglas Gonçalves, acredita que a pista de Pelotas vai proporcionar uma grande apresentação dos conjuntos que vão competir pelas vagas à Final do Freio de Ouro. Ressalta também o desempenho dos animais já nas credenciadoras ocorridas. “Será uma classificatória de nível bastante forte pelas credenciadoras que ocorreram na Região Sul, especialmente pelos cavalos que são excelentes tanto na morfologia quanto na função”, salienta.

Já Thiago Schilling de Avila, que será um dos responsáveis pela avaliação das fêmeas juntamente com Leonardo Ardenghy e Carlos Loureiro de Souza, destaca que a região tem cabanhas e expositores que despontam no cenário da raça Crioula, o que deve fazer com que o padrão da prova seja elevado. “Esperamos um nível alto de competição como vem sendo em todas as semifinais e Pelotas não será diferente. Temos criatórios tradicionais e ginetes experientes, que darão um grande aspecto de competitividade”, analisa.

O circuito do Freio de Ouro 2017, organizado pela ABCCC, conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson e Ford. O apoio é da Supra.

Confira a programação

07 de junho de 2017 (Quarta-Feira)
15h – Inicio Admissão Classificatória – Fêmeas
16h – Término Admissão Classificatória – Fêmeas
16h – Inicio Admissão Classificatória – Machos
17h – Término Admissão Classificatória – Machos

08 de junho de 2017 (Quinta-Feira)
09h – Julgamento Morfológico Classificatória – Fêmeas
14h – Julgamento Morfológico Classificatória – Machos

09 de junho de 2017 (Sexta-Feira)
08h – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas – Fêmeas
13h – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas – Machos

10 de junho de 2017 (Sábado)
08h – Mangueira – Fêmeas/Machos
14h – Prova de Campo – Fêmeas/Machos

11 de junho de 2017 (Domingo)
09h – Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova Campo)
12h – Encerramento e entrega de Prêmios

Fonte: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

  • Compartilhe
  • <