Por Fora
das Pistas

Notícias

Fotos: Gabriel Oliveira/ABCCC/Divulgação

24 de abril de 2017

Pelotas apresenta classificados para a Morfologia na Expointer

Carregando a tradição de ser um dos locais que tem presença cativa na rota de seleção morfológica da raça Crioula, a cidade de Pelotas (RS) mais uma vez exibiu um julgamento de alto nível, evento que acabou habilitando oito novos candidatos aos prêmios da Morfologia da Expointer 2017. A disputa, realizada entre os dias 21 e 22 de abril, reuniu um total de 72 animais – dentre esses, 63 confirmados – no Parque de Exposições Ildefonso Simões Lopes, dentro da Associação Rural do município.

Puxando suas respectivas filas, a fêmea La Brava Oportuna e o macho JI Osso Duro foram os destaques do grande campeonato da 44ª Exposição de Outono e Passaporte para a Expointer. Para a égua, essa será a terceira participação consecutiva na feira de Esteio, desta vez levada pelo expositor Dari Hartwig, da Cabanha Aliança, de Pelotas (RS). “Sempre é bom receber um prêmio importante numa exposição tão forte como aqui em Pelotas e ainda passaportear para a Expointer, que está cada vez mais difícil”, comemora.

Já para o jovem garanhão JI Osso Duro, que inclusive recebeu a faixa de Melhor Exemplar da Raça na mostra, o passaporte traz a oportunidade de estrear na principal seletiva de conformação da raça, marcando o bom início da carreira morfológica do potranco de propriedade da Estância Santa Inês, localizada em Bagé (RS).

Em uma localidade com tamanha força e expressão no cenário do Cavalo Crioulo, o resultado não podia ser diferente: o alto nível dos participantes marcou a prova do início ao fim. Com seu olhar criterioso, buscando avaliar cada detalhe, o jurado da prova, Mauro Raimundi Ferreira, saiu bastante satisfeito com a qualidade vista durante a ordenação das filas. “Tanto os machos quanto as fêmeas foram animais que dão gosto da gente julgar, que o jurado encontra os animais que ele busca como norte dentro da raça. Encontrar dentro de pista esses animais é sempre muito gratificante”, comenta.

Não só de seleção se fez a mostra Passaporte de Pelotas. Juntamente com a responsabilidade de selecionar os melhores animais, a exposição organizada pelo Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos carregou um significado ainda mais especial: a merecida homenagem, inclusive estampada no nome do evento, a ex-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e personagem ícone da história da raça, Elisabeth Amaral Lemos.

Com supervisão técnica de Rouget Gigena Wrege, profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a seleção em Pelotas foi a quarta mostra Passaporte da temporada. Organizado pela ABCCC, o circuito da Morfologia 2017 conta com os patrocínios de Supra, Vetnil e Banrisul, além do apoio da Laurentia.

Confira o resultado

FÊMEAS

Grande Campeã
La Brava Oportuna, criador Bartolome Ginocchio e Hijos Ltda e expositor Dari Hartwig, Cabanha Aliança, Pelotas/RS

Reservada Grande Campeã
Campana Tutora, criador e expositor Mário Móglia Suñe, Cabanha Campana, Bagé/RS

3ª Melhor Fêmea
Japecanga da Tamanca, criador e expositor Lauro Cardoso Terra e Filhos, Estância Tamanca, Santa Vitória do Palmar/RS

4ª Melhor Fêmea
Basca Begônia, criador e expositor Mariana Franco Tellechea e Filhos, Cabanha Basca, Uruguaiana/RS

MACHOS

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeão
JI Osso Duro, criadora e expositora Inês Nicoloso de Castro, Estância Santa Inês, Bagé/RS

Reservado Grande Campeão
Marconi Concha Y Toro, criador e expositor Alexandre Espindola Araújo, Cabanha Marconi, Sant’Ana do Livramento/RS

3º Melhor Macho
Destemido da 3J, criador e expositor Parceria Andrade Lima, Cabanha 3J, Pelotas/RS

4º Melhor Macho
FR Honório, criadores e Expositores Rocha Peccinin-Irmãos, Fazenda Mato Alto, Santa Maria/RS

Texto: Francine Neuschrank/Assessoria de Comunicação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)

  • Compartilhe
  • <