Por Fora
das Pistas

Notícias

3 de janeiro de 2020

Patos de Minas tem 1º curso de Palpação, ultrassonografia e Inseminação Artificial em éguas

Na aula prática, os alunos aprenderam a palpação em Éguas, ultrassonografia do aparelho reprodutivo e também as técnicas de inseminação artificial com Sêmen fresco, refrigerado e congelado.

Aconteceu no ano de 2019 o Primeiro Curso de Palpação, ultrassonografia e Inseminação Artificial em éguas na cidade de Patos de Minas/MG. O curso foi ministrado por duas Médicas Veterinárias, Dra. Camila Machado, formada pelo UNIPAM, com especialização em Reprodução Equina pelo IBVET /BH e Dra Thaís Cavalero, com residência e doutorado na Unesp em Botucatu/SP.

As inscrições foram abertas em março e, com 15 dias, todas as vagas já haviam sido preenchidas. E para a surpresa, 70% dos participantes eram estudantes e médicos veterinários de outras cidades e estados, chegando a ter a participação de uma estudante de Aracaju/SE.

A aula teórica aconteceu no Auditório do UNIPAM e os temas abordados foram introdução à Reprodução Equina, mercado de trabalho, Fisiologia, ultrassonografia e técnicas de inseminação artificial em éguas. Os alunos receberam brindes de empresas e ainda contaram com dois deliciosos cofee Break e entrega de certificados.

As aulas práticas aconteceram no Haras 4G, de propriedade de Gilton Furtado Moreira, criador de cavalos da raça Mangalarga Marchador da cidade de Lagoa Formosa.

Na aula prática, os alunos aprenderam a palpação em Éguas, ultrassonografia do aparelho reprodutivo e também as técnicas de inseminação artificial com Sêmen fresco, refrigerado e congelado.

O mercado do cavalo cresce cada dia mais e hoje os criadores procuram selecionar cada vez mais o seu plantel. Com isso, ele precisa de profissionais capacitados para fazer a reprodução equina do seu haras.

Fonte: Patos Hoje

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.