Por Fora
das Pistas

Notícias

Foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

25 de junho de 2018

Passaporte de Avaré define finalistas para Expointer

Há quase 300 quilômetros da maior metrópole do Brasil, Avaré (SP) recebeu nesse final de semana, entre os dias 22 e 23 de junho, mais uma Morfologia Passaporte do ciclo 2018. O evento é um reflexo do trabalho de expansão da raça: São Paulo registra hoje aproximadamente 400 estabelecimentos de Cavalos Crioulos em todo o estado.

A Passaporte selecionou oito animais que entram para disputar a final da modalidade na Expointer 2018. Com o olhar técnico de Claudio Neto de Azevedo, os 56 animais inscritos foram julgados por André Narciso Rosa no Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel.

O olhar de quem julga há quase 20 anos é marcado pela seriedade e atenção em cada detalhe que envolve a avaliação dos animais: a morfologia e os movimentos são observados com concentração, animal após animal. Para André Rosa, “o grande diferencial que se notou nessa Passaporte é que o nível dos cavalos avaliados, tanto das fêmeas quanto dos machos, foi o mesmo”.

O jurado ainda comenta que a pressão da seleção da categoria de machos é sempre maior, porque esses cavalos podem influenciar na reprodução de até 20 crias por ano. “Nesse final de semana eu julguei animais que além de representar a raça em Esteio também estão aptos a representar a raça no quesito da reprodução”, afirma Rosa.

Fundado em 2012, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Sem Fronteiras atua na região há seis anos. Contabilizando uma média de 50 sócios, Carlos Piegas, presidente do NCCC, conta que a estruturação das atividades do núcleo foi melhorando ao longo dos anos. Segundo ele, apesar das dificuldades impostas pela distância entre os representantes da entidade, “um dos fatores que influenciou na evolução da estrutura foi a atuação dos técnicos. A presença deles na região proporciona o melhoramento da qualidade dos animais e um acompanhamento aos criadores. Além disso, a inseminação também permite que selecionemos os melhores animais para cruzamento.”

As modalidades esportivas são tradicionais em regiões como São Paulo. Um dos desafios do trabalho dos expansionistas é incentivar a competição de modalidades não usuais em determinadas localidades, mas que pela aptidão da raça, são possíveis de acontecer e ainda gerar bons resultados. Para Gérson de Medeiros, analista de Expansão, o Crioulo “se encaixa” muito bem em esportes que envolvem o gado.

“Com a nossa presença representando a ABCCC, temos estimulado novos usuários a conhecer e se identificar com modalidades originárias do Rio Grande do Sul, por exemplo. Esses eventos também servem como porta de entrada para dar visibilidade aos animais e consequentemente atrair novos criadores. Nas visitas aos criatórios, conseguimos identificar o perfil de cada criação e mostrar novas possibilidades de competições nas quais os animais podem ser inseridos”, comenta Gérson.

Confira o resultado

FÊMEAS

Grande Campeã
Zamba da Rio Bonito, criadora e expositora Empreendimentos Agropecuários Rio Bonito LTDA., Fazenda Santa Cruz, Ponta Grossa/PR

Reservada Grande Campeã
Sorte Grande do Recanto Crioulo, criador Adelmo Hess e expositores Adelmo Hess e Marcos Chiodini; Estância das Três Coxilhas e Angelim, Barra Velha/SC e Jaraguá do Sul/SC

3ª Melhor Fêmea
Erva-Mate da Vasco, criador Felipe Silva Vasconcelos

4ª Melhor Fêmea
Barcelona de Santa Larissa, criador e expositor Luiz Kenedy Maeda, Cabanha Santa Larissa, Tijucas do Sul/PR

MACHOS

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeão
Invocado da Matarazzo, criador e expositor Jayme Monjardim, Cabanha Villa Matarazzo, Amparo/SP

Reservado Grande Campeão
Vinchuca da Boa Vista, criador e expositor Virgílio Biesdorf, Granja e Cabanha VB, Eldorado do Sul/RS

3º Melhor Macho
SJ Guapo, criador Lugajo Agricultura e Pecuária Ltda e expositores Marcelo Farias e Eli Lopes Jr., Cabanha Treze Tilias e Fazenda São Estevão, Cachoeiras de Macau/RJ

4º Melhor Macho
No Me Toques da Matarazzo, criador e expositor Jayme Monjardim, Cabanha Villa Matarazzo, Amparo/SP

Fonte: Julia de Andrade/ABCCC

 

 

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.