Por Fora
das Pistas

Notícias

16 de setembro de 2018

Parque da Água Branca, um lugar mágico

Criado em 1929, o Parque Doutor Fernando Costa, conhecido como Parque da Água Branca, fica localizado na Zona Oeste da capital e tem 137 mil metros quadrados.

Abriga atrações como o Museu Geológico e a Casa de Caboclo, uma réplica de residências da zona rural, o Aquário e o Relógio do Sol.

O público da terceira idade tem equipamentos de ginástica disponíveis na Praça do Idoso e festas permanentes.

O Parque possui Arena Hípica, Centro de Referência em Educação Ambiental e espaços para exposições e feiras.

Durante a semana, o parque é frequentado por pessoas que praticam caminhadas, corridas, atividades físicas, meditação, passeios, interessadas nas diversas associações de criadores instaladas no parque e estudantes em geral. Nos fins de semana e feriados, a frequência é composta, na sua maioria, por pessoas que procuram o Parque para lazer, visitas as exposições e outros eventos.

Escola Equestre e Equoterapia no Parque da Água Branca

A Equitação Água Branca (EAB), fica localizada dentro do PARQUE e tem como finalidade primordial o enfoque no ensino do esporte da Equitação Clássica em suas modalidades, seja para o esporte ou para o lazer, porém sempre mantendo o foco no relacionamento recíproco entre cavalo-cavaleiro, para uma melhor unidade para a prática equestre.

Foi fundada com o intuito de proporcionar, para aqueles que se interessam pelos Esportes Equestres, uma vivência com o cavalo numa interação mais vívida entre ambos. Fortalecendo vínculos, numa relação prazerosa e assim melhorando a interação social do indivíduo.

São referência nos serviços de instrução de equitação clássica, como salto e adestramento.

Contam com uma equipe de profissionais altamente capacitados, proporcionando um ambiente de aprendizagem para alunos e o melhor tratamento e cuidados para os animais hospedados.

As atividades realizadas dentro da escola equestre, englobam a Equitação Clássica, Equitação Lúdica (para crianças a partir dos 3 anos de idade), Salto, Adestramento, Equoterapia e Cursos especializados.

Equitação Clássica

Para que haja o entrosamento entre cavalo e cavaleiro e o aperfeiçoamento mútuo do conjunto, se faz

necessário que o aluno perceba as necessidades de seu cavalo pela comunicação corporal e possa conduzi-lo de forma correta e segura, através das técnicas orientadas pelos instrutores capacitados da Equitação Água Branca (EAB).

Salto

Os alunos podem optar pelo enfoque primordial nas modalidades preferidas dentro da Equitação Clássica, como Salto ou Adestramento, e priorizar o aprendizado.

São os seguintes os níveis da Equitação Água Branca (EAB) e seus objetivos: principiante, elementar, médio ou avançado.

Adestramento

Na disciplina Adestramento, o aluno será levado a compreender as reações do cavalo aos estímulos produzidos durante exercícios específicos, bem como, aumentar ao limite a capacidade de interação e compreensão dos efeitos das diversas influências produzidas pelo cavaleiro sobre sua montada.

Equitação Lúdica

A prática de Equitação infantil é uma fonte inesgotável de possibilidades de lazer e esporte para a criança. A Equitação Lúdica tem o eixo justamente no jogo, na brincadeira, pois é dessa forma que a criança toma gosto e confiança pelo esporte equestre. A versatilidade das atividades equestres adaptadas à idade da criança, permitem que experimentem várias modalidades de equitação, tais como salto, adestramento, jogos a cavalo, entre outras.

São realizadas brincadeiras e atividades lúdicas durante a montaria afim de melhorar a coordenação motora e o equilíbrio da criança, desenvolvendo sua lateralidade, fatores estes indispensáveis para a Equitação. Os benefícios desta prática, são: fonte de lazer e excelente escola da vida, proporcionando o amadurecimento e desenvolvimento emocional das crianças.

Equoterapia

A Equoterapia é uma atividade que proporciona socialização, autoconfiança e prazer aos praticantes ao promover, por meio do cavalo, uma abordagem multidisciplinar através de seus estímulos sensório-motores.

Ao montar, o indivíduo com deficiência se beneficia do movimento ritmado e tridimensional do cavalo, do contato com um animal de grande porte, além de ser extremamente prazeroso por acontecer em um ambiente não clínico e em meio à natureza. Os interessados passam por uma avaliação inicial realizada pela equipe multiprofissional para definir o Plano Individual de Atendimento a fim de quantificar e qualificar a evolução do praticante e proporcionar um atendimento individualizado levando em conta as singularidades de cada indivíduo.

Cursos

* Manejo de equinos

* Equoterapia

* Auxiliar Lateral para Equoterapia e Equitação Lúdica

* Condutor para Equitação Clássica e Equitação Lúdica

* Capacitação multidisciplinar nas áreas da saúde e educação relacionada ao praticante e cavalo

* Auxiliar de Pista

Para entrar em contato com a Equitação Água Branca (EAB), basta ligar (ou mensagem de Whatsapp) para (11) 99969-0012, enviar um email em contato@equitacaoaguabranca.com.br ou visitar o Pavilhão 10 do Parque da Água Branca.

Para maiores informações acesse: http://www.equitacaoaguabranca.com.br/ http://www2.ambiente.sp.gov.br/parqueaguabranca/

Gostaram da dica pra quem mora em São Paulo e não tem acesso a lugares onde possam estar mais próximos aos cavalos?

Fonte: Terceiro Tempo

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.