Por Fora
das Pistas

Notícias

29 de maio de 2015

Parceria entre ABCCA e ABHIR potencializam habilidades do Cavalo Árabe

A ABCCA (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe) conta com parcerias de sucesso em ações de competições durante todo o ano com entidades irmãs que se completam dentro da esfera dos esportes equestres. Exemplo disso é a dobradinha com a ABHIR (Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural). As ações conjuntas tem permitido evidenciar características do cavalo árabe como força, coragem, versatilidade e rapidez.

Desde 2006, o ranking do Cavalo Árabe tem reunido grandes estrelas da raça como o Cruza Árabe Caldonian, por exemplo. Este ano a parceria conta com o IX Ranking Haras Lone Star do Cavalo Árabe, cuja segunda etapa aconteceu junto com o campeonato da ABHIR em fevereiro no Centro Hípico Figueira Ranch , em Limeira/SP.

Para Germano Gândara, Diretor da ABHIR, desde o início da parceria com a ABCCA, gradualmente o Projeto Cavalo Árabe Montado foi ganhando credibilidade e registros foram resgatados, novos cavalos foram adquiridos e é notória a melhoria técnica dos cavalos que hoje chegam para fazer provas na ABHIR e também da excelência do nível técnico dos cavaleiros.

“É uma grande satisfação para a ABHIR quando seus cavaleiros encontram cavalos capacitados para bem competir e isso vem acontecendo cada vez mais. Cavalos árabes estruturados, bem criados, estão ocupando os primeiros prêmios nas provas tanto no Hipismo Rural quanto no Salto. E, quem sabe um dia, aconteça a volta de um anglo-árabe ocupando posição de destaque nas provas de CCE (Concurso Combinado de Equitação)”, destaca Gândara.

Entenda o Ranking – Atualmente o ranking é dividido em quatro categorias, sendo elas: Salto Tempo Ideal, Salto ao Cronometro, Hipismo Rural I (sem cross) e Hipismo Rural II (com cross), e conta com a participação de 62 conjuntos (cavalo e cavaleiro) sendo destes, 30 conjuntos no Salto e 32 no Hipismo Rural. O ranking é realizado considerando os resultados conquistados nos Campeonatos de Salto e Hipismo Rural da ABHIR.

E a pontuação acontece da seguinte forma: Salto tempo ideal para as categorias Escola, Estreante e Preliminar; Salto ao cronômetro para as categorias Aspirante, Nível I, Nível II, Nível III e Nível IV; Hipismo Rural I para os conjuntos que participam do Hipismo Rural sem cross. (Mini Mirim, Iniciantes e Estreantes) e Hipismo Rural II para os conjuntos que participam do Hipismo Rural com cross (Nível I, Intermediária,  Performance e Força Livre).

Mais informações sobre o Cavalo Árabe no site www.abcca.com.br ou pelo telefone (11) 3674-1744.

Fonte/Autor.: STA PRESS/SEGS

  • Compartilhe
  • <