Por Fora
das Pistas

Notícias

18 de agosto de 2016

Paralimpíadas: conheça as regras do hipismo

Homens e mulheres se enfrentam em igualdade de condições no hipismo, esporte que estreou nos Jogos Paralímpicos na edição de Atlanta em 1996. Na Rio 2016, são dez provas individuais de adestramento e uma por equipes. As provas serão do dia 11 ao dia 16 de setembro no centro Olímpico de Hipismo.

No hipismo paraolímpico, a pista deve ter algumas adaptações em relação à modalidade convencional para oferecer maior segurança aos atletas. A areia, por exemplo, é compactada para facilitar a locomoção. Também são utilizadas sinalizações sonoras para orientar os competidores cegos e rampas de acesso ao local da prova para deficientes físicos.

Os maiores medalhistas no Hipismo Masculino são Lee Pearson, da Inglaterra; Joop Stokke, da Holanda; e Hans Lykkestrig da Dinamarca. A Inglaterra também lidera o ranking feminino, com a britânica Sophie Christiansen, seguida pela alemã Hannelore Brenner e pela também britânica Deborah Criddle. O Brasil já conquistou duas medalhas de bronze, ambas com Marcos Fernandes Alves, em Pequim-2008.

O responsável pela prática do esporte no Brasil é a Confederação Brasileira de Hipismo. Já o responsável pelas regras do Hipismo no mundo é a Federação Internacional de Hipismo.

Fonte: EBC

  • Compartilhe
  • <