Por Fora
das Pistas

Notícias

Cavalos foram encontrados em situação de desnutrição e lesões (Foto: Reprodução/EPTV)

10 de abril de 2017

Operação encontra 30 cavalos com maus-tratos em chácara de Mogi Mirim

Uma operação da Guarda Municipal, em conjunto com as polícias Civil e Ambiental, encontrou, na manhã desta sexta-feira (7), pelo menos 30 cavalos em situação de maus-tratos em uma chácara na zona rural de Mogi Mirim. De acordo com a corporação, os animais estavam desnutridos, além de não terem alimentação e água. O proprietário do imóvel estava no local e será autuado. Os agentes não confirmaram se ele será levado para a delegacia.

Ainda segundo a Guarda Municipal, 13 cavalos foram retirados do local por caminhões e encaminhados para o sítio de um morador que se disponibilizou a ficar com eles. Os outros animais ficaram na chácara, mas serão monitorados pela Prefeitura e pela Polícia Ambiental.

Um veterinário da Prefeitura também participou da operação e vai elaborar um laudo para atestar os maus-tratos. Segundo Norival Pazzeto, o proprietário da chácara não tinha nenhum cuidado com a higiene dos cavalos. O médico também verificou algumas lesões nos animais. Eles estão em condições baixas de nutrição. Sem alimentação, sem água, provavelmente estão assim há seis meses. Para chegar nessa situação, precisa de meses de manejo inadequado, que é o que aconteceu aqui”, disse.

O dono da chácara já havia sido autuado por maus-tratos a animais em 2012. Além da nova multa, ele vai ser indiciado por crime ambiental. “Ele vai responder na esfera criminal também e não só na parte administrativa”, disse o tenente da Polícia Militar Ivo Moraes.

Fonte: Por G1 Campinas e região

  • Compartilhe
  • <