Por Fora
das Pistas

Notícias

Matthias Rath e Totilas em Aachen, na Alemanha, na quinta-feira 12 de agosto de 2015 :: Foto © Barbara Schnell

19 de agosto de 2015

O fim de uma era: Totilas se aposenta do esporte

A notícia foi publicada oficialmente e anunciou o fim de uma era. Totilas, cavalo que fez a quebra de recorde mundial e levantou o adestramento a partir de 2009, foi aposentado da competição.

Aos 15 anos o garanhão Totilas (por Gribaldi x Glendale) de co-propriedade de Ann Kathrin Linsenhoff e Paul Schockemöhle não será mais visto em provas. Linsenhoff detinha os direitos esportivos sobre o garanhão com o seu filho Matthias Rath e Paul Schockemöhle detém os direitos de reprodução.

Desde que Totilas se mudou para a Alemanha, no inverno de 2010, ele representou o país apenas uma vez em todas as três rodadas: em 2011 no Campeonato Europeu em Roterdã, onde terminou com a prata por equipe e quinto individualmente. Em 2011 acabou por ser o ano de competição de maior sucesso da dupla em sua carreira. Eles também ganhou o título nacional em Balve.

A partir de 2012 Rath fez a mudança altamente controversa do sistema de formação alemão para notório holandês Sjef Janssen, que é conhecido por o método de treinamento LDR através do qual o seu parceiro Anky van Grunsven se tornou um dos atletas do adestramento de maior sucesso no mundo.

Infelizmente, depois de vencer em 2012 CDIO Aachen, Totilas ficou ferido e perdeu os Jogos Olímpicos. Levou dois anos para recuperar de lesão e Rath fez seu retorno em maio de 2014. Ele ganhou o CDI Kapellen e Wiesbaden e duas rodadas no CDIO Aachen antes de se retirar do estilo livre por causa de outra lesão.

Em 2015 Totilas fez uma prova de teste em um evento local em Hulten, Holanda, antes de ir para o CDIO Hagen em julho, onde foi imediatamente selecionado para a equipe alemã para os Campeonatos Europeus de 2015 em Aachen.

Aachen tornou-se um desastre para Rath, para o treinador Sjef Janssen e para toda a equipe técnica alemã que liberou Totilas, mesmo ferido, para o Grand Prix. O cavalo estava notavelmente manco e recebeu baixas notas. Como favoritos para o ouro por equipe, a Alemanha terminou com uma “decepcionante” medalha de bronze.

Um dia após a prova por equipe, Totilas foi retirado do evento e transportado para uma clínica eqüina na Bélgica, onde foi diagnosticado com periostite na banda coronária no casco posterior esquerdo.

Na última terça-feira, 18 de agosto de 2015, as famílias Linsenhoff e Paul Schockemöhle comunicaram através da Federação Equestre Alemã que o cavalo se aposentou do esporte e emitiu a seguinte declaração:

“Como já se tornou conhecido através de muitas fontes, Totilas foi diagnosticado com periostite no último fim de semana. Devido a esta nova lesão decidimos aposentá-lo. Totilas não irá retornar ao esporte no futuro.”

“Esta decisão foi muito difícil para a família, mas nós acreditamos que este passo é cuidadoso e direito. Infelizmente, a carreira esportiva de Matthias Rath e Totilas nunca foi definida em uma boa constelação desde o início”, disse Dennis Peiler, o diretor-gerente da Federação Equestre Alemã.

 

  • Compartilhe
  • <