Por Fora
das Pistas

Notícias

23 de junho de 2018

O Cavalo e suas Simbologias Espiritual e Mística

Com o desenvolvimento intelectual, o ser humano foi perdendo o contato com as forças sutis da Natureza, que contêm profunda sabedoria. Povos ancestrais como os xamãs, conheciam a linguagem da Natureza e sabiam se comunicar com os animais e os elementos da natureza.

Eles conheciam a conexão que existe entre todos os seres e o mundo espiritual.

No Xamanismo e em outros ensinamentos antigos como o Taoismo, todos os seres vivos tem sua espiritualidade e expressam o divino em sua natureza. Neste conteúdo, vamos destacar o cavalo, sua natureza mística e a lição espiritual que nos passa para nosso crescimento.

1. A Perda Humana do Elo Espiritual com a Natureza e os Animais

Outrora, quando o ser humano não era tão materialista, cético e intelectualizado, os animais viviam mais próximos das pessoas e representavam guias e parceiros de jornada, compartilhando a vida em comum na Natureza.

Como o passar do tempo, o homem transformou os animais e a natureza em objetos de consumo, exploração e obtenção de riqueza material e foi se afastando da conexão espiritual que existia entre todos.

2. Simbologias Mística e Espiritual do Cavalo

Podemos encontrar as simbologias mística e espiritual do cavalo em mitologias e religiões da antiguidade.

Algumas dessas simbologias são:

Na Mitologia Nórdica, o deus Odin tem o corcel negro de 8 patas, chamado Slipenir, o cavalo com o poder de ser o mais veloz do mundo.

No Vedas, Escrituras Sagradas Hindu, Surya, o deus Sol, é representado acompanhado por muitos cavalos.

Na Tradição Celta se cultuava Epona, a deusa dos cavalos, cuja representação mística, geralmente, é de uma jovem acompanhada por um cavalo.

Para os nativos norte-americanos, o cavalo é símbolo de poder divino e espiritual.

Na medicina xamã, o cavalo é o arquétipo que dá força para alcançar a liberdade da Alma.

Na Astrologia Ocidental, o centauro simboliza o signo de sagitário e representa a síntese dinâmica do homem que busca o conhecimento para elevação do ser humano, transcendendo sua natureza animal para alcançar a realização espiritual.

Já na Astrologia Chinesa, o signo do cavalo confere às pessoas nascidas sob esse signo, qualidades como diligência, disciplina, determinação, coragem e arrojo, qualidades associadas a esse animal.

Na Grécia Antiga, o cavalo aparece em vários mitos:

OS CAVALOS ALADOS DE APOLO

Pégaso, o cavalo alado símbolo da imortalidade.

O centauro, figura metade cavalo e metade homem que representa o nosso lado espiritual e humano, como o ser mitológico Quíron, que foi professor de vários heróis gregos, tais como: Peleu, Aquiles, Asclépio, Aristeu, Ajax, Enéas, Actéon, Ceneu, Teseu,Jasão, Peleu, Télamon, Héracles, Oileu e Fênix.

A mística do cavalo está associada ao uso do poder, do movimento e da liberdade para transformar e avançar no caminho espiritual.

O Cavalo Espiritual nos guia em nossa Jornada e é o arquétipo de nosso Mestre Interno.

No Xamanismo, o cavalo nos ensina a andar em novas direções e a descobrir nossa liberdade e poder.

O cavalo representa o SER, em nós, o nosso Espírito, que faz a conexão entre o mundo espiritual e terrestre, a comunicação entre consciente e inconsciente, luz e sombra, físico e mental.

3. Sonhar com Cavalo

Sonhar com cavalos pode revelar questões relacionada com nossos aspectos internos que envolvem nossos: instinto, inconsciente, ego, self (integridade do Ser) e espírito.

Alguns significados do cavalo em sonhos:

Cavalgando livres: Indica estado de liberdade e bem-estar do sonhador.
Tristes e coxos: Sinaliza repressão e estagnação resultando em sensação de impotência.
Agitados e tensos: Pode revelar problemas emocionais e conflitos internos
Cavalo branco: Elevação espiritual
Muitos cavalos cavalgando: Fase de vida movimentada.

Observação: estes significados são apenas sinalizações de significados genéricos do arquétipo do cavalo.

Para melhor entendimento da linguagem do sonho, há necessidade do sonhador associar aspectos do sonho às experiências que esteja vivenciando e refletir sobre a relação que existe entre os elementos do sonho com seu estado interno e experiências vividas.

4. A Espiritualidade e o Cavalo

No Esoterismo, o Cavalo representa nosso Pai Interno, que nos guia e nos orienta quando permitimos que assim seja, nos deixando direcionar por Ele.

O Cavalo tem essa representação por sua capacidade de conduzir, direcionar, contribuir para o avanço espiritual e impulsionar para mudanças necessárias.

Em várias passagens de livros religiosos, o cavalo figura simbolizando a ascensão espiritual e a representação do Divino.

5. O Arquétipo Espiritual do Cavalo

O arquétipo espiritual do Cavalo nos recorda que:

Cavalgar em liberdade é o anseio de toda Alma!

Fonte: greenme

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.