15 de outubro de 2016

Nota oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM)

A ABQM se mantém sóbria diante da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que em votação não unânime, julgou procedente Ação Direta de Inconstitucionalidade sobre uma lei estadual que pretendia regulamentar a Vaquejada como modalidade esportiva no Ceará. Com efeito, a decisão não proibiu a prática da Vaquejada, e sim impediu sua regulamentação estadual enquanto atividade esportiva no Ceará, mantendo-se, portanto, sua característica cultural, reconhecida por todos os Ministros.

O que ficou assentado, e isso já é de conhecimento de todos os praticantes de esportes equestres, é o impedimento de maus tratos aos animais, política que a ABQM já vem adotando há muito tempo, através de inúmeras medidas, inclusive com a criação do Manual de Bem-Estar Animal para todas as suas modalidades. Sendo assim, a ABQM mantém firme o entendimento de que a importância econômica e cultural da Vaquejada ultrapassa as tentativas de proibi-la, o que seria um grave retrocesso institucional.

A ABQM, entidade que congrega hoje cerca de 100 mil proprietários, 30 mil criadores, mais de 500 mil equinos registrados em todo o país e é uma das maiores entidades equestre do mundo, reafirma seu compromisso com a transparência de seus propósitos e aproveita para convidar a todos os que queiram assistir e compartilhar com nossas famílias, da programação de eventos oficiais e oficializados, amplamente divulgados por nossos meios de comunicação.

Fonte: TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA