Por Fora
das Pistas

Notícias

29 de maio de 2016

Nota de pesar – Pedro Valente

Faleceu na tarde desse sábado, 28 de maio, na cidade do Rio de Janeiro Pedro Valente, grande incentivador do hipismo nacional. Graduado na antiga Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, atual UFRJ, na Praia Vermelha, Pedro Valente fez residência em Cirurgia Geral no Hospital Miguel Couto e em Cirurgia Reparadora no Instituto Nacional do Câncer. Concluiu o curso de preparação de oficial da reserva (CPOR), graduou-se médico 2º Tenente R-2, tendo mais tarde recebido a medalha do Mérito Militar no grau de oficial.

No início da década de 60, foi para a Europa e para os Estados Unidos, onde fez pós-graduação em Cirurgia Plástica e estagiou com um dos “founding fathers” da cirurgia estética, Gustave Aufricht, em Nova York. Após passar pela temporada de estudos e ganhar experiência no exterior, ele se sentiu preparado para fundar, em 1965, a Clínica Pedro Valente, na Rua Anita Garibaldi, no Bairro Peixoto, Copacabana. Nos idos de 1980, foi eleito pelo “New York Times” como um dos cinco cirurgiões plásticos de maior reputação no mundo.

Assim como os pequenos samurais, os filhos de Pedro Valente aprenderam a lutar, a nadar e a montar cavalos para ganhar autoconfiança. Filha “número 3” do cirurgião plástico, Joana (nascida em 1984) também foi apresentada aos cavalos pelo pai e, desde cedo, se encantou pelo hipismo. Na modalidade salto, a amazona conquistou medalhas em campeonatos nacionais e internacionais.

O título de Grande Benemérito do Vasco era um dos motivos de maior orgulho do extenso currículo do médico que honra a camisa cruz-maltina desde a mais tenra infância.

Pedro Valente deixa esposa e quatro filhos; Pedro, Guilherme,  Joana e Joaquim.

Nossos sentimentos à família Valente.

Com infos site pessoal

  • Compartilhe
  • <