Por Fora
das Pistas

Notícias

Cavalos não serão excluídos dos eventos

4 de setembro de 2015

Mormo não vai tirar os cavalos dos festejos farroupilhas

O mormo é uma doença grave que ataca os cavalos e outros equiinos (burros, mulas…). Ela é causada por um vírus e pode ser transmitida aos humanos e causar a morte. Mas é uma doença rara, principalmente no Rio Grande do Sul, onde nunca houve um caso de morte de humano por essa doença.

Existe hoje uma preocupação com o mormo porque foi constatado um caso da doença no município de Rolante. O animal contaminado foi sacrificado, porém, não houve contaminação em humanos.

Mesmo assim estão sendo tomadas medidas cautelares. Ainda mais agora, quando se avizinham os festejos da Semana Farroupilha.

O chefe da inspetoria veterinária caiense, doutor Ilton Guerreiro, fez contato com as entidades tradicionalistas e foram tomadas medidas preventivas para evitar qualquer risco nos eventos programados no município, como o Desfile Farroupilha, a Cavalgada Luminosa e o Acampamento Farroupilha.

Segundo Ilton, com as cautelas sendo tomadas com relação à doença, não há perigo no relacionamento entre humanos e equinos nas atividades que serão promovidas.
Fonte: Renato Klein/Fato Novo

  • Compartilhe
  • <