Por Fora
das Pistas

Salto para iniciantes

25 de fevereiro de 2015

Menina de grandes saltos, aos nove anos, cearense Mel Castelar é líder do ranking brasileiro de saltos na categoria Mini Mirim

O sorriso, a pouca idade e a fala tímida podem até disfarçar, mas os resultados são mais que expressivos. A cearense Mel Castelar desponta como uma das principais promessas do hipismo. Ela encerrou 2014 na liderança do ranking brasileiro de saltos na categoria Mini Mirim. Aos 9 anos, Mel superou outros jovens cavaleiros e amazonas de até 12 anos de idade.

No entanto, a juventude de Mel não significa pouca experiência. A menina começou a montar com apenas um ano e meio e a competir com quatro. Tudo graças aos incentivos dos pais. “Quando ela era bem pequena, colocava a mão em tudo que era relacionado a cavalo quando estava com uma revista. Como eu e o pai dela também sempre gostamos de cavalos, colocá-la para fazer aulas de equitação foi um caminho natural“, explica a mãe, Lia Castelar, que é responsável por coordenar todo o staff da amazona, que inclui tratador, veterinário, ferrador e instrutor.

Mel concilia a vida escolar com a rotina de treinos estudando em dois períodos e treinando à noite durante três horas durante a semana. Nos finais de semana, a montaria é pela manhã. Ao fim dos treinos, a diversão é brincar pela pista, saltando os obstáculos correndo.

“É onde eu me sinto bem. Se dependesse de mim, passava o tempo todo treinando. É a minha brincadeira favorita. Sei que quando crescer, quero trabalhar com cavalos. Quero continuar competindo ou então ser veterinária“, explica Mel, que cursa o 4º ano do ensino fundamental.

A garota tem como companheiros de treino o cavalo Caprisse e as éguas Astrid e Íris. Esta última se mudará de Fortaleza para São Paulo nos próximos meses. Tudo para atender a um melhor planejamento de competições de Mel, pois o interior paulista sedia o maior número de torneios no País. A mudança facilitaria a logística de transporte dos animais da raça BH (Brasileiro de Hipismo) para os eventos e diminuiria o estresse sofrido por conta da viagem.
VAI LONGE
Instrutor de Mel Castelar, Ivo Roza não economiza elogios à pupila e não titubeia ao ressaltar a característica que faz a menina liderar o ranking brasileiro e ser uma promessa do hipismo nacional: “Ela é muito madura, muito fria. Ela consegue se concentrar nos mínimos detalhes, que em um esporte como o hipismo fazem diferença. Ela é muito disciplinada para a idade dela. Não vejo diferença no emocional nela em qualquer tipo de situação”.

“Dá um pouquinho de nervosismo, mas consigo me concentrar para saltar os obstáculos“, finaliza Mel, que tem como principais ídolos no hipismo os cavaleiros Álvaro de Miranda Neto (o Doda, duas vezes medalhista de bronze por equipes em Olimpíadas) e Marlon Zanotelli (melhor brasileiro da atualidade e 33º do ranking mundial)

Fonte: O Povo

  • Compartilhe
  • <